Colunistas Armando Barros
20/04/2016 “COLE SLAW” uma salada com história

No calor, salada refrescante é uma boa opção e se vir recheada de história é melhor ainda. Nós sabemos que os antigos romanos já preparavam salada de repolho picado e serviam com vinagre, ovos e temperos. De qualquer forma os historiadores de comida, geralmente concordam que o termo “cole slaw” é originário dos Holandeses, mesmo sabendo que a receita atual é mais recente, uma vez que a maionese é uma invenção do século 18.

 A origem do termo “cole slaw” tem tido muito interesse pelos historiadores de comida, ou historiadores alimentares, se você preferir.  Coleslaw significa literalmente salada de repolho. A língua inglesa pegou emprestado e adaptou a palavra holandesa Koolsa no final do século dezoito,  dos colonos holandeses que inclusive, fundaram New York.  Koolsa é uma combinação das palavras holandesas kool (repolho) eSla(salada). Os colonos holandeses que fundaram os estado de New York trouxeram das suas terras, sementes de repolho, e plantaram ao longo do Rio Hudson. Produziam e faziam com o repolho as receitas da sua terra natal. Será que se não tivéssemos expulsados os holandeses eles teriam fundado New York? Será que esta salada poderia ter surgido no nosso querido nordeste?

 

Agora que aprendemos um pouco mais sobre a história dos alimentos, vamos a minha receita. Você já pode ter visto e comido uma das inúmeras versões presentes no mercado, sem uva passa, com iogurte natural no lugar da maionese para deixá-la mais leve e assim por diante.

 

 

Ingredientes

1 repolho branco médio;

2 cenouras;

1 xícara de maionese;

1 colher de sopa de açúcar;

1 limão siciliano;

Vinagre de maçã;

Leite;

Sal e pimenta do reino;

Uvas passas escuras sem semente à gosto.

 

Modo de preparo

Desprezar as primeiras folhas que envolvem o repolho, até encontrar folhas não machucadas e inteiras. Cortar o repolho em quatro. Em cada parte, desprezar a parte do caule. Fatiar bem fininho e reservar.

Retirar a pele das cenouras e ralar no ralo grosso. Em um bowl (tigela), misturar a cenoura, o repolho, a uva passa. Acrescentar o açúcar e o vinagre à gosto.

Em outra tigela, adicionar a maionese, sal, pimenta do reino, suco do limão. Misturar tudo e acrescentar o leite até o molho ficar bem líquido.

Misture tudo e verifique o tempero e se a salada está bem molhadinha. Faça as correções necessárias e reserve na geladeira até a hora de servir.

Abraços.

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO
COLUNISTA
Armando Barros
Pepper Gastrô - Formado em Administração de Empresas e TI, trabalhando na área há anos. Cozinha desde os anos, tem o blog "O Vôo do Chef", e uma coluna mensal em um veículo em Santos - SP.
ÚLTIMOS ARTIGOS