Colunistas Fernando Cabral
16/12/2015 O que está acontecendo em Agosto

TUDO ACABA EM PIZZA
Dois dos três deputados condenados em primeira instância por participação no esquema revelado pela Operação Caixa de Pandora, em 2009, podem sair ilesos. Isso porque a Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal decidiu aguardar definição da Justiça para dar prosseguimento aos processos por quebra de decoro parlamentar dos deputados distritais Aylton Gomes (PR) e Rôney Nemer (PMDB), suspeitos de envolvimento com o suposto esquema de corrupção que ficou conhecido como Mensalão do DEM. O deputado Benedito Domingos (PP), também supostamente envolvido no esquema, será o único a ter o caso encaminhado à Corregedoria da Casa.
 
ACORDO COM DATA DE VALIDADE
A Câmara aprovou o texto da PL 323/07, que prevê encaminhamento de 75% dos recursos dos royalties para as escolas e a valorização de professores e de 25% para médicos e hospitais, mas o que poucas pessoas sabem é que a regra será alterada em médio prazo. A ideia é que os rendimentos obtidos pelo Fundo Social sejam suficientes para cumprir a meta do Plano Nacional de Educação, que exige um investimento mínimo em educação relacionado a um percentual do Produto Interno Bruto (PIB) e para financiar a saúde. A previsão é de que esse resultado seja atingido em 15 anos.
 
FALTAM MÉDICOS
Há vagas, mas faltam profissionais para preenchê-las. Apenas 10,5% das 13.842 vagas ociosas para médicos atuarem na atenção básica de saúde nos municípios mais pobres foram ocupadas. O programa Mais Médicos está sendo criticado pela classe médica, porque estrangeiros ocupariam as vagas destinadas a médicos brasileiros, mas a população não quer saber se é brasileiro ou não, ela quer ser atendida em menos de 4 meses na rede pública de saúde e com o mínimo de dignidade. O programa recebeu apenas 1.619 e pelo menos 703 municípios não foram escolhidos para atuação nem por brasileiros nem por estrangeiros. A saúde está pedindo socorro.
 
O CONSUMIDOR AGRADECE
Foi votado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal o projeto de lei que impede cobrança de taxa acima de 10% do valor pago pela passagem aérea. Entre outras coisas, o consumidor poderá realizar o cancelamento do bilhete pelo mesmo canal em que fez a compra. Muitas vezes a compra feita pela internet só pode ser alterada nos balcões das companhias. Se não houver recursos para votação no plenário, o texto segue direto para Câmara dos Deputados.
 
AGORA É A HORA
Concurseiro de plantão, sua chance chegou. O plenário do Senado aprovou projeto de lei que confirma a criação de aproximadamente 2,7 mil novos cargos do poder Executivo federal. O texto, de autoria do governo, já foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue agora para sanção presidencial. O plenário também aprovou o remanejamento de outros 2,5 mil cargos do Executivo.
 
SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO ESPIONADO... OU SEMPRE FOI
O Google afirmou, por meio de documentos entregues à Justiça dos Estados Unidos, que os usuários de seu serviço de e-mail, o Gmail, não possuem expectativa de que as mensagens enviadas e recebidas sejam confidenciais. O texto consta da defesa da empresa para encerrar um processo em que é acusada de acessar o conteúdo dos e-mails para direcionar anúncios aos usuários. Não vamos generalizar, mas a grande maioria dos usuários do Gmail tinha sim a expectativa de que seus e-mails fossem confidenciais, mas o Google é assim, sempre com novidades.

DEIXE UM COMENTÁRIO
COLUNISTA
Fernando Cabral
Desabafo de um Empresário - Formado em Publicidade e Propaganda, já trabalhou em rádio, Tv e jornal. Consultor de Marketing e professor de Comunicação.
ÚLTIMOS ARTIGOS