Colunistas Fernando Cabral
00/00/0000 O que está acontecendo em Novembro

Justiça foi feita
Enquanto a maioria dos brasileiros curtia o feriado da Proclamação da República, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, decretou a prisão de 12 condenados no processo do Mensalão. Em menos de 48 horas, 11 dos 12 condenados já estavam a caminho da Papuda. Apenas um não se entregou: o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, que, segundo o advogado, fugiu para a Itália. Pizzolato, que tem dupla cidadania, se diz inocente e deseja ser julgado novamente na Itália. Eles sempre são inocentes... que injustiça!
 
Tá duro de ver

Só de ver a lista de possíveis candidatos ao governo do Distrito Federal já dá medo. Além do atual governador Agnelo Queiroz (PT), Arruda, Roriz e Reguffe, também devem concorrer ao cargo do GDF o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), Toninho do PSOL (PSOL) e Alberto Fraga (DEM). Especialistas dizem que será a eleição mais difícil e acirrada, mas difícil para o eleitor escolher entre o menos pior, né? Figurinhas marcadas no cenário político prometem voltar, só não podemos ter a memória fraca na hora de digitar os números na urna.
 
Rebeldia
De garoto prodígio aos 13 anos a garoto problema aos 19. Notícia velha e batida, mas Justin Bieber vem dando trabalho no Brasil e por onde passa. Além de estimular o turismo sexual, o ídolo teen pichou um muro no Rio de Janeiro, foi expulso do Copacabana Palace, quebrou o quarto onde estava hospedado, furou o pneu do carro de fãs, entre outras coisas. Mas o que ele deveria ter feito mesmo, não fez. O show acabou antes do tempo contratado. Tratou mal os fãs que pagaram cerca de 2 mil reais para estar perto do artista e ainda chamou os brasileiros de piores fãs do mundo. Enfim, pessoa como esta não merece o carinho que tem das pessoas.
 
Legalização da maconha
Aos poucos a Cannabis vai tomando conta do mundo. Vinte estados americanos já autorizaram o uso da maconha para fins medicinais. Com a liberação total da droga, estima-se que a indústria local terá que atender até três milhões de novos consumidores. A venda legalizada de maconha transformou-se em opção de negócios para muitos empreendedores nos Estados Unidos. Uma empresa criou, por exemplo, a Nugtella, creme que mistura chocolate com maconha medicinal em uma embalagem semelhante à tradicional Nutella. Pode escolher, vai da preferência do cliente. Pesquisas já foram feitas em batom, hidratante e até em um palito de dente com maconha. Se a moda pega...

Recupera DF
Os contribuintes do DF com débitos gerados até dezembro de 2011 têm nova oportunidade para quitá-los com redução de juros de mora e multa, que vão de 30% a 75%. A Secretaria de Fazenda do DF irá enviar a notificação de cobrança a partir de dezembro, porém, quem quiser adiantar a negociação poderá aderir ao Recupera-DF de 18 de novembro até 27 de dezembro. As regras valem para pessoa física ou jurídica devedores de ICMS, ISS, IPTU, IPVA, ITBI, ITCD, TLP e Simples Candango.
 
Plano polêmico
A Câmara Legislativa do Distrito Federal suspendeu a tramitação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). Os parlamentares esperam agora por uma orientação do Ministério Público para decidir se devolvem o texto ao GDF. Alguns especialistas são contra, por exemplo, a transformação de clubes da Orla do Lago Paranoá em hotéis, e o loteamento do gramado do Eixo Monumental, entre a praça do Cruzeiro e a antiga Rodoferroviária. A área verde pode dar espaço ao comércio, como restaurantes.
 
Esporte
O técnico campeão mundial de clubes está fora do Timão. Tite comanda o Corinthians até o fim do ano e ainda não há novo técnico. O presidente do Corinthians, Mario Gobbi, falou sobre a decisão do time de trocar de treinador para 2014. Mas não quis cravar o nome de Mano Menezes para a próxima temporada.
 
Feira do Rolo
A feira mais famosa da Ceilândia está de “portas” fechadas. Uma operação das polícias Militar e Civil do Distrito Federal, em parceria com a Agefis, Detran e as secretarias de Segurança e de Ordem Pública, fechou a \\\"Feira do Rolo\\\", no Setor O de Ceilândia. Durante a ação, 150 pessoas foram presas para prestar esclarecimentos. As mercadorias ilegais, falsificadas e sem nota fiscal vendidas no local encheram dois caminhões da Agefis. Três veículos e uma motocicleta também foram recolhidos pelo Detran.

Tri campeão

Cruzeiro vai de mero participante a campeão incontestável e o futebol brasileiro já conhece o vencedor de 2013. Restando quatro rodadas para o término da competição, o time celeste se igualou ao São Paulo no quesito antecedência de confirmação do triunfo. Com mais 12 pontos a disputar, a Raposa precisa de pelo menos cinco para quebrar o recorde do Tricolor no que diz respeito ao time com mais pontos desde que a competição passou a ser disputada por 20 clubes.
 
Voto aberto, mas nem sempre
A Lei Orgânica do Distrito Federal já prevê o fim do voto secreto desde 2006, por iniciativa pioneira do colega Chico Leite (PT). Mas, mesmo assim, o ex-deputado Raad obteve na Justiça, por meio do TJDFT, o direito de votação secreta no seu processo de cassação de mandato. Após isso, a Câmara Legislativa do Distrito Federal protocolou no Supremo Tribunal Federal uma arguição de descumprimento de preceito fundamental para garantir a votação aberta, em todos os casos, no Legislativo local.
 
Cassado
Mesmo com a decisão judicial sobre o voto secreto, a Câmara Legislativa do Distrito Federal decidiu, por 18 votos a favor e 3 contra, cassar o mandato do deputado distrital Raad Massouh (PPL), investigado por suposto desvio de verba parlamentar.
 
Patrimônio Cultural

Construído na década de 1970, o Cine Drive-In não interrompeu suas sessões e para isso tem se adaptado às novas tecnologias, sem perder o charme. O Cine Drive-In de Brasília, o último cinema desse tipo em funcionamento no País, poderá se tornar patrimônio cultural do Distrito Federal. A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa aprovou o parecer ao projeto de lei (PL nº 1608/2013) da deputada Luzia de Paula (PEN) nesse sentido. O projeto segue para votação em plenário.
 
Música boa
Ellen Oléria e Diego Azevedo, destaques brasilienses no The Voice Brasil 2012, interpretaram clássicos de artistas da capital federal. No repertório estão composições de Cássia Eller, Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial. Gravado em parceria da TV Globo com o Sesc no teatro da entidade no Gama, o programa será apresentado pela jornalista e colunista de Brasília Márcia Zarur. O programa vai ao ar dia 24, logo após o humorístico “Sai de baixo”.

DEIXE UM COMENTÁRIO
COLUNISTA
Fernando Cabral
Desabafo de um Empresário - Formado em Publicidade e Propaganda, já trabalhou em rádio, Tv e jornal. Consultor de Marketing e professor de Comunicação.
ÚLTIMOS ARTIGOS