Colunistas Junior Ramalho
16/12/2015 O que está acontecendo em Outubro

Corrida presidencial

O Brasil foi às urnas no último dia 5 de outubro e decidiu que a atual presidenta, Dilma, e o tucano Aécio Neves vão para o segundo turno disputar a cadeira do Palácio do Planalto. Com destaque para a grande virada de mesa que o ex-governador de Minas Gerais deu nas últimas semanas de campanha, quando ainda perdia para Marina Silva, que ficou em terceiro lugar no pleito. Agora começa mais uma campanha, esperar quem os derrotados nas urnas no primeiro turno irão apoiar na nova disputa.

Horário Eleitoral

A pior parte de ter segundo turno é o horário eleitoral que não acaba. Agora serão 40 minutos divididos para os candidatos à presidência e aos governos estaduais. Dez minutos para cada um reforçar os planos de governo e convencer o eleitor de que é a melhor opção para o estado e o Brasil. O horário eleitoral vai até o dia 24 de outubro, antevéspera da eleição.

Caras Novas

A Câmara Legislativa ganhou novatos para o próximo mandato. 12 dos 24 deputados eleitos são novos na Casa e entre eles está o deputado mais bem votado do DF, Júlio César, do PRB. Entre os reeleitos estão Rogério Negreiros do PMDB e Dr. Michel do PP.

Governo do DF

O que ninguém esperava, aconteceu. O atual governador do DF está fora do segundo turno das eleições para o GDF. Agnelo Queiroz perdeu para Rodrigo Rollemberg e Jofran Frejat em todas as cidades administrativas e pela primeira vez na história o atual governador não concorrerá à reeleição.

Senado Federal

Antônio Reguffe foi o mais bem votado para o Senado este ano. Com quase 60% dos votos válidos, o Deputado Federal liderou as pesquisas desde o início da campanha. Agora o que podemos esperar é um ótimo mandato, pois muita gente deu, literalmente, um voto de confiança ao Reguffe.

Família Roriz

Dos sete representantes da família Roriz nas eleições, apenas Liliane Roriz conseguiu ser reeleita à Câmara Legislativa. O patriarca da família está afastado e a irmã, Jaqueline Roriz, teve sua candidatura impugnada. Entre primos, sobrinhos e netos a supremacia da família mais tradicional da política do DF acabou e a população agradece.

Horário de verão

Para fechar com chave de ouro, informamos que o horário brasileiro de verão está prestes a começar. Adorado por alguns e odiado por outros, fato é que os relógios deverão permanecer adiantados em 1 hora até o dia 22 de fevereiro de 2015.

Greve

Depois de uma semana de paralisação os bancários voltaram aos trabalhos. A representação sindical dos bancários aprovou a proposta dos bancos – reajuste de 8,5% nos salários – e recomendou o fim da greve.

Rejeição às urnas

Nunca antes na história deste País tivemos um índice tão grande de ausência nas urnas. Preocupante é que a maioria dessa rejeição se deu entre os jovens, aqueles que deveriam justamente neste momento ter uma participação ativa na construção do futuro. Na realidade, foram às ruas quebrar o patrimônio público um ano atrás e na hora de cuidar dele de verdade saíram de férias.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO
COLUNISTA
Junior Ramalho
Propaganda & Marketing - Sócio-Diretor da Pódio Propaganda e Marketing, responsável pelas áreas de Criação e Planejamento.
ÚLTIMOS ARTIGOS