Colunistas Fernando Cabral
00/00/0000 O que está acontecendo em Setembro

OPERAÇÃO MIQUEIAS
Enquanto nós, pobres mortais, andamos em carros populares e levamos 25 anos para quitar a casa própria, algumas pessoas em Brasília e outros estados desfilam – desfilavam – por aí com carros importados e iate. A Polícia Federal desarticulou, com o cumprimento de 20 mandados de prisão e 102 de busca e apreensão, uma quadrilha que atuava em nove estados e no Distrito Federal. Entre os presos está o agente aposentado da Polícia Civil, Marcelo Toledo Watson, um dos alvos da denúncia do mensalão do DEM. O megaesquema era coordenado na capital e é acusado de lavagem de dinheiro, corrupção, peculato, entre outros.
 
MASSA ESTÁ DISTRIBUINDO CURRÍCULO
Dispensado pela Ferrari, Felipe Massa busca uma vaga para disputar o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da próxima temporada. O piloto pretende continuar na elite da categoria e as melhores opções seriam Lotus, já que Kimi Raikkonen disputará o campeonato pela Ferrari e Mc Laren. Massa ficou 8 anos na Ferrari e quer fechar 2013 com mais uma vitória. Se quiser lutar por bons resultados em 2014, vai ter que correr – com o perdão do trocadilho – ou pode ficar fora da F1 e virar comentarista da Rede Globo. Tem castigo pior?

DÁ PRA ACREDITAR?
O Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, dá sinais de mudanças: \\\"Claro que enfrentamos ditadura, passamos por momentos difíceis (...) mas o dano maior que essa Casa sofreu em sua imagem de credibilidade foi na última quarta-feira [quando o mandato de Donadon foi mantido]. Eu tenho o dever de lutar para que isso não mais aconteça\\\", disse Alves. Verdade? Mentira? Oportunismo? Isso não sabemos, mas o fato é que o deputado, presidiário, Natan Donadon agradeceu depois que a Câmara rejeitou a cassação do seu mandato.

TAPANDO O BURACO
A forte reação da sociedade à lambança citada acima fez a Câmara correr. Ela votou rapidamente a PEC 43, que passou em plenário por unanimidade, no último dia 3. O texto previa voto aberto para todas as situações. Em sessão conturbada, senadores aprovam na Comissão de Constituição e Justiça o parecer que prevê a abertura do voto não apenas no Congresso Nacional, mas também para as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais.

INVESTIMENTO EM SEGURANÇA
Enquanto a população pede por hospitais e escolas, o Governo lança edital para construção de mais uma penitenciária federal. O novo presídio será construído em São Sebastião, no DF. O Ministério da Justiça publicou o edital para construção do quinto presídio federal no País. A previsão é de que a obra custe R$ 38 milhões e seja iniciada ainda em 2013. A conclusão está prevista para dezembro de 2014. Segurança nunca é demais, mas enquanto o governo não começar a investir em educação e saúde vai continuar construindo cadeias.

SUPREMO TRIBUNAL DE QUE?
Com o voto dado pelo ministro Celso de Mello nesta quarta-feira (18), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por seis votos a cinco, pela validade dos embargos infringentes, recurso que leva a um novo julgamento nas condenações em que o réu obteve ao menos quatro votos favoráveis. A decisão dará uma nova chance nos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha para 12 dos 25 condenados no processo do mensalão. Com isso, o encerramento da ação penal e o cumprimento das prisões – que poderiam ocorrer ainda neste ano – devem ficar para 2014. Por meio de sorteio eletrônico, definiu que Luiz Fux será o ministro relator dos embargos infringentes a serem apresentados pelos réus. Para começar, os senhores aceitam pizza de quê??

OSCAR 2014
O Ministério da Cultura divulgou que o filme \\\"O som ao redor\\\" vai ser o representante do Brasil na disputa pelo Oscar 2014 na categoria melhor filme estrangeiro. \\\"O Som ao Redor\\\" já foi premiado nos festivais do Rio (Melhor Filme e Roteiro) e de Gramado (Melhor Som, Filme da Crítica, Filme do Público e Diretor) e, mesmo com todos esses prêmios, é desconhecido pela maioria dos brasileiros. A seleção final dos filmes que vão concorrer será definida pela organização do Oscar.

DEIXE UM COMENTÁRIO
COLUNISTA
Fernando Cabral
Desabafo de um Empresário - Formado em Publicidade e Propaganda, já trabalhou em rádio, Tv e jornal. Consultor de Marketing e professor de Comunicação.
ÚLTIMOS ARTIGOS