Colunistas Fernando Cabral
16/12/2015 O que está acontencendo em Outubro

Brincadeira de mau gosto
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal já recebeu um total de 55 ocorrências por ameaça de bombas e armas químicas e biológicas. Em 99% dos casos registrados, a chamada era falsa. Esse é um problema que prejudica o trabalho das equipes de salvamento do DF, que se deslocam para esses casos e deixam de atender um incidente real. A maioria dessas chamadas acontece nas escolas em dias de prova e em órgãos públicos às segundas-feiras. Conscientização é fundamental nesses casos, pois nossas crianças não podem fazer esse tipo de ligação e os adultos sabem que não é dia das crianças e o dia da mentira já passou.

Deixando para última hora
A campanha de recadastramento biométrico começou em 25 de fevereiro, mas cerca de 860 mil eleitores ainda não realizaram o serviço, que, diga-se de passagem, é rápido e simples. Os postos do TRE de todas as regiões estão à disposição dos atrasadinhos de plantão, além do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto e da Sede do Tribunal Regional Eleitoral. Na última hora haverá senhas, filas e dor de cabeça, aí não adianta reclamar.

Todos querem um pedacinho
A exemplo do Palhaço Tiririca, eleito em 2010 com mais de 1,3 milhão de votos, famosos e sub-celebridades também querem seu lugarzinho ao sol. Atletas, ex-BBBs, cantores, de socialites a misses estão pensando em se candidatar nas próximas eleições. Mesmo filiados aos partidos, a maioria está apenas na promessa, mas alguns sonham alto e pretendem ser Presidente da República.

Gastos desnecessários
Em março deste ano, o GDF, por meio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF),  lançou o projeto Ciclofaixas do Lazer Monumental, iniciativa que reserva aos ciclistas uma faixa da via aos domingos e feriados. Até aí tudo bem, mas os mesmos GDF e DETRAN-DF estão realizando o recapeamento de todas as faixas das vias e, quando o trabalho terminar, a ciclofaixa será pintada novamente – ou é o que os ciclistas esperam.

Os empresários piram!
A Comissão de Assuntos Sociais aprovou, em caráter terminativo, texto que prevê isentar do trabalhador os custos com vale-transporte, sim, aqueles 6% que são descontados do seu salário todo mês. Se não houver recurso para análise no Plenário do Senado, a matéria será analisada pela Câmara dos Deputados.

Paternidade à revelia
Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado um projeto de lei que permite que mulheres indiquem na certidão de nascimento de seus filhos o nome do pai, mesmo que contra sua vontade, e caberá a ele provar que não é o pai da criança. O texto prevê ainda que, se a mãe declarar uma paternidade falsa na certidão, poderá responder pelo crime de falsidade ideológica. Caso não haja recurso, o projeto segue para sansão da presidenta Dilma Rousseff.

Licenciamento 2013
A cobrança já começou e quase meio milhão de motoristas está sem o licenciamento de 2013 pago, o que significa que cerca de 35% da frota do DF está irregular. O motorista que for flagrado sem o documento será punido com multa de R$ 191,54 e 7 pontos na carteira, além de ter o veiculo apreendido. O condutor ainda precisa arcar com as despesas do guincho e diária do depósito até que os débitos sejam quitados.

Microrreforma Eleitoral
O texto-base do projeto da chamada Minirreforma Eleitoral foi aprovado na Câmara dos Deputados, volta a ser votado no Senado e ainda não se sabe se as mudanças valerão para as eleições de 2014. A proposta limita a propaganda em bens particulares, proibindo placas, cavaletes e envelopamento de carros, e fixa teto para gastos, em campanhas, com alimentação e aluguel de veículos. O que leva a crer que tudo não passa de uma estratégia para maquiar a reforma eleitoral prometida pela presidenta Dilma Rousseff durante as manifestações de junho.

DEIXE UM COMENTÁRIO
COLUNISTA
Fernando Cabral
Desabafo de um Empresário - Formado em Publicidade e Propaganda, já trabalhou em rádio, Tv e jornal. Consultor de Marketing e professor de Comunicação.
ÚLTIMOS ARTIGOS