Cultura Diversão e Arte
00/00/0000 BsBeatles | O nosso dia deles

As mais importantes cidades do mundo têm o seu “dia de Beatles”. De Beatles Day a Beatles Fest, Beatles Week, Beatles Fan Day... tem de tudo, o importante parece ser a celebração de uma paixão comum. A primeira edição do BsBeatles acontece na tarde do próximo dia 5 de julho, no lindo Parque Olhos D’água, no final da Asa Norte e contará com uma programação de cerca de quatro horas de atividades, no palco e fora dele, com foodtrucks para atender às famílias que não levarem as suas cestas de piquenique.

E não tem erro, por onde quer que se vá no mundo haverá sempre uma legião incontável de fãs do quarteto britânico. É o que diz Marcelo Lima, Beatlemaníaco, músico tradicional da cidade, professor da Escola de Choro Raphael Rabello e também organizador do evento: “Os pais vão passando para os filhos essa influência e eles, por sua vez, passarão isso adiante. É música boa e imortal. E não há nada melhor do que poder celebrar isso junto a outras pessoas que também cultivam essa paixão”.

\"Exibindo

O BsBeatles é um sonho antigo. “O projeto nasceu lá na década de 1980, ainda em Fortaleza, quando eu, menino de periferia, acordava ao som da vitrolinha do meu pai. Logo cedo a casa era invadida por aquele som mágico, que transportava a gente para um outro lugar, mais bonito, mais alegre, onde tudo dava certo”, relata Nilo Barreto, um dos organizadores do evento.

A banda Salto Triplo trará interpretações instrumentais de músicas do quarteto de Liverpool, com a participação especial do violonista Jaime Ernest Dias. Já a tradicional Sargento Pimenta sobe ao palco interpretando fielmente os clássicos da banda, encerrando a programação. “O Olhos D’água está absolutamente perfeito nessa época e a ideia de fazer numa bela tarde de domingo, começo de inverno em Brasília, é justamente para aproveitar isso. Celebraremos essa grande banda sim, mas com um belo cenário e atmosfera nos cercando”, relata André Oliveira, da produtora Cultura da Aldeia. “Nossa intenção é criar um evento absolutamente familiar, em que todos possam se divertir, do bebê de colo ao vovô e não há banda mais adequada para reunir gerações do que os Beatles”, completa.

Em meio a uma espécie de apagão na cultura local, em virtude de uma série de fatores que vão desde a crise da economia até a declaração de completa falta de recursos do governo local, passando por discussões sobre lei do silêncio, a primeira edição do BsBeatles está sendo realizada totalmente com recursos próprios e com muita ajuda de fornecedores do segmento de eventos da cidade. Agradecendo a confiança dos fornecedores na ideia, André completa: “Acreditamos que é justamente nessas horas que temos que reagir e mostrar que a produção cultural de Brasília precisa acontecer, pois apesar de ser o centro do poder, as melhores referências da cidade são todas culturais. A cultura é e sempre foi a nossa melhor expressão”.

 

Sargento Pimenta

A banda, criada em 2007, é formada por Gleisson Chaves (voz / guitarras), Paulo Jorge (guitarras / vocais), Fábio Birô Luiz (bateria / vocais), Marcus Vieira (baixo / vocais) e Nilo Barreto (teclados / violões / ukulele/ gaita / vocais).

A SARGENTO PIMENTA não tem objetivo de ser uma cópia fiel ou de tocar identicamente as canções que marcaram época e que foram a base de toda uma revolução no mundo da música. Mas sim, aplicar às canções o seu toque pessoal, sem descaracterizar o arranjo original. A banda apresenta-se com a mesma descontração que os próprios garotos de Liverpool tinham em seus momentos áureos, fazendo com que os shows sejam divertidos e dançantes e tornando cada apresentação um grande tributo àquela que é a maior banda de todos os tempos: The Beatles!

 

Salto Triplo

Surgido em Brasília em 2013, o grupo Salto Triplo, desenvolve um trabalho de música autoral e também de interpretações de clássicos da música nacional e internacional. A banda é formada por Marcelo Lima (violão, guitarra, bandolim e voz), Fernando Rodrigues (baixo elétrico e viola) e Thiago Cunha (bateria e percussão). Sua principal característica é a de fundir ritmos e estilos diferentes em busca de uma sonoridade própria.

Para o projeto BsBeatles o grupo preparou versões instrumentais para músicas do quarteto de Liverpool, como Something, Here Comes the Sun, She´s Leavig Home e The Long and Widing Road, e contará com a participação de Jaime Ernest-Dias, ao violão. Ainda executará músicas menos conhecidas dos Beatles, como Cry Baby Cry e Hey Bulldog, essas com a participação do compositor e cantor Lauro Aires.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper