Lifestyle Bem Estar
30/12/2016 Bruno Aguiar "Detox pós-ceias de fim de ano ajuda, mas não é ideal", diz especialista O segredo, segundo a chef e nutricionista Tâmara Rolim, é adquirir hábitos alimentares saudáveis e equilibrar a dieta durante este período

Um estudo publicado na revista científica The New England of Journal Medicine revelou que uma pessoa ganha, em média, 2,3 quilos durante as festas de final de ano. Confraternizações, ceias, viagens, eventos que abrem o apetite e alteram a rotina alimentar são alguns dos "culpados". Diante disso, muitas pessoas apelam para as dietas detox a fim de “reduzir o dano” e aliviar a culpa.

Para a chef e nutricionista da Nutrichef Brasília, Tâmara Rolim, o detox é um artifício que só traz resultados a curto prazo. “Alimentação saudável deve ser um hábito diário. Se a pessoa tem o costume de se alimentar de forma errada, comendo alimentos muito processados e industrializados, fazer detox no início do ano pouco pode fazer pela sua saúde”, destaca.

A especialista reforça que, ao manter bons hábitos alimentares, os exageros não são prejudiciais. “Se você costuma se alimentar bem, é possível cometer exageros nesse período de festas e voltar ao normal no dia seguinte até mesmo sem ganho de peso extra ou eliminando o excesso adquirido sem grandes sacrifícios", explica Rolim.

E quais são os primeiros passos para a mudança alimentar? Tâmara destaca que não é uma tarefa fácil, mas uma boa estratégia é começar a não ter medo de cozinhar o seu próprio alimento e de experimentar alimentos para os quais antes você torcia o nariz. “Por vezes, vemos pessoas que não gostam de um determinado alimento e, ao mudar o modo de preparo ou acrescentar um toque de sabor, a pessoa descobre um novo universo e modifica o seu paladar”, conta.

É importante ter em mente que comer o que se tem vontade não deve estar associado à culpa. “Aceitar que você está com vontade de comer determinado alimento e simplesmente comê-lo é o primeiro passo para não ter culpa a cada garfada. O essencial nesse caso é fazer escolhas adequadas e comer somente o que você realmente está com muita vontade. Se está preocupado com o ganho de peso, pratique atividade física e escolha alimentos saudáveis durante o ano todo, mude seus hábitos e o impacto das ceias e festividades de fim de ano será menor”, garante a chef e nutricionista.

Agora, a boa notícia: o ganho de peso nessa época do ano pode ser prevenido. Pequenas modificações na ingestão diária de calorias e a prática de atividade física podem fazer a diferença. Aqui vão algumas estratégias:

 

1. Mantenha-se ativo. Muitas pessoas tornam-se menos ativas durante os feriados. Entre compras, festas e outros eventos não sobra tanto tempo para o exercício. Para compensar a redução de tempo, é importante se exercitar em uma intensidade mais elevada. Transformar uma jornada de compras em uma oportunidade para se exercitar pode ser uma boa alternativa.

2. Coma menos. Ceias, almoços e confraternizações incluem muita comida e geralmente não são escolhas saudáveis. Muitas vezes a mesa se transforma em um buffet, tornando fácil a tarefa de encher o prato várias vezes. É possível reduzir o consumo limitando o tempo perto do alimento – literalmente, sirva-se e se afaste-se da comida. Escolha um prato pequeno, isso irá reduzir a quantidade de alimento servido. Antes de cair na tentação de se servir novamente, espere pelo menos 20 minutos, desfrute da companhia das pessoas, converse amenidades, antes de ir para o segundo prato. Esse é o tempo que demora para que a mensagem de plenitude do estômago chegue ao cérebro.

3. Não beba calorias vazias. Bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados contêm calorias vazias que não têm utilização para o corpo e podem contribuir com uma grande parte de sua ingestão calórica total. Isso não significa que não se deve desfrutar da bebida preferida, mas apreciá-la com moderação é a escolha mais certa.

4. Faça um lanche saudável antes de ir para a festa. Isso causa saciedade. Se você está levando um prato para o evento, prepare algo saudável que você gosta.

5. Divirta-se. As festas são um tempo para desfrutar não só de refeições e guloseimas, mas sim da companhia especial da família e dos amigos, o que deve ser o foco principal.

6. Faça escolhas saudáveis. Se optar por pratos mais saudáveis como uma boa salada, peito de peru ou chester, legumes e verduras assadas, sobremesas com frutas, arroz colorido, dentre outros, o ganho de peso não será um problema.

 

NutriChef Brasília – A escola de culinária NutriChef Brasília reúne, de maneira única na capital federal, a nutrição e a gastronomia. O espaço é comandado pela chef e nutricionista Tâmara Rolim, uma apaixonada por culinária e pelo prazer que envolve o ato de pesquisar, cozinhar e comer. As aulas são realizadas nas cozinhas da escola e incluem receitas saudáveis, temáticas (como a preparação de carnes vermelhas, peixes ou camarão), além pratos desenvolvidos especialmente para grupos específicos como vegetarianos, celíacos, e intolerantes ao leite e à lactose, entre outros.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS