Lifestyle Entretenimento
28/04/2017 Redação “Lampião no Céu” é a nova montagem de Os Buriti Primeira parceria com a companhia paulista Sobrevento circula pela rede Sesc/DF com entrada franca

O espetáculo “Lampião no Céu” é a mais nova montagem da Cia Os Buriti em parceria com a companhia Sobrevento, de São Paulo. Autoria de Eliana Carneiro e direção de Luiz André Cherubini, da trupe paulista, a história desta peça começa pelo fim: a perseguição de Lampião, lendária figura da história nordestina, pelo tenente João Bezerra. O cangaceiro leva um tiro no coração e cai morto. 

No céu, dois anjos muito atrapalhados são convocados. A missão deles é descer à terra para resgatar o morto e preparar o possível novo “hóspede” das paragens celestiais. 

Lampião é, então, levado para o encontro com São Pedro, quem vai decidir se o cangaceiro merece entrar, ou não, no lugar de descanso eterno. Mas, primeiro, terá que passar por um interrogatório. À medida que responde às perguntas, Lampião começa a lembrar de fatos e pessoas de sua vida: as batalhas que enfrentou, os companheiros do cangaço, a amada Maria Bonita... 

No elenco, Eliana Carneiro e Naira Carneiro, mãe e filha fundadoras da companhia, e Aury Porto como ator convidado. Aury, ator paulista da Cia Mundana, é um dos nomes de destaque do moderno teatro brasileiro. 

Lampião no céu é uma divertida incursão pelo imaginário nordestino. Mas baseia-se também em fatos verídicos. Faz referências às festas populares, utiliza elementos regionais e evoca a literatura de cordel. 

O texto ganhou o prêmio “Selo Altamente Recomendável da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil” e foi montado pela primeira vez em 1998, no SESC Santo Amaro (SP), durante as comemorações do centenário de nascimento de Lampião. 

Ficha Técnica

Direção: Luiz André Cherubini e Cia Os Buriti

Atores: Aury Porto, Eliana Carneiro e Naira Carneiro

Trilha Original e ao vivo: Daniel Pitanga

Cenografia: Marcelo Larrea

Figurinos: Eliana Carneiro e Naira Carneiro

Produção: Isa Flor e Naira Carneiro

Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação – Jaque Dias e Cíntia Rogner

Patrocínio: FAC – Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal

Apoio: Sesc/DF

Realização: Os Buriti Produções Artísticas  

 Sobre a companhia 

A companhia Os Buriti foi criada em 1995 e dedica-se a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por sua filha Naira Carneiro e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli.  A Cia Os Buriti já montou dez espetáculos autorais e também realiza o projeto de arte educação Caravana Buriti. Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha e Índia) participando de festivais e encontros de teatro, dança e música. A tônica do trabalho da Cia Os Buriti é o gesto e o movimento. Os espetáculos unem a força da cadência narrativa a uma fisicalidade que rompe barreiras entre o teatro e a dança. O intuito é despertar a imaginação de crianças e adultos por meio de histórias autorais baseadas na tradição popular de diferentes culturas. Outra característica do grupo é a pesquisa e a criação de trilhas sonoras originais executadas ao vivo. Mais sobre a companhia em www.osburiti.com.br 

Programação 

> 28 de abril (sexta) manhã e tarde - espetáculos para escolas públicas 

> 29 de abril as 17h e 20h - Teatro Paulo Gracindo - SESC Gama  

11 de maio (quinta) - apresentação em escolas 

12 de maio (sexta) - apresentação em escolas 

13 de maio as 17h - Teatro Garagem - SESC 913 Sul

14 de maio as 17h - Teatro Garagem - SESC 913 Sul

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS