Cultura Diversão e Arte
00/00/0000 10 filmes inspirados nas obras de William Shakespeare

Tragédia clássica de William Shakespeare, “Macbeth” ganhou uma nova adaptação para o cinema. Dirigido por Justin Kurzel e estralado por Michael Fassbender e Marion Cotillard, o filme teve exibição elogiada durante o Festival de Cannes 2015, um dos eventos mais prestigiados do cinema mundial.

Com caracterização de época e estrutura fiel à peça, a produção faz uso, inclusive, de diálogos originais escritos no século XI para contar uma história movida à ambição, traição e poder. Em crítica publicada recentemente, o jornal The Guardian considerou o longa uma “versão extremamente elegante” da obra do dramaturgo inglês.

O filme estreia nos cinemas do Reino Unido em outubro e ainda não tem data de lançamento no Brasil. Os cinéfilos fãs da obra de Shakespeare podem controlar a ansiedade assistindo a uma série de outras adaptações feitas para a telona. Na lista a seguir estão 10 filmes de diferentes gêneros e épocas inspirados nas obras do autor.

A seleção reúne comédias, dramas e musicais - todos com linguagem pop. A maioria deles está disponível em plataformas de streaming, como Netflix, Crackle e Net Now (veja a nossa lista aqui). Prepare a pipoca e bom filme!

1) “Planeta Proibido” (1956) - O filme é inspirado na peça “A Tempestade”. Aqui, em vez de uma ilha, o lugar deserto e desconhecido a ser explorado é um novo planeta. Os personagens Morbius e Altaira lembram o duque de Milão, Próspero, e sua filha, Miranda, da peça de Shakespeare.

2) “Amor, Sublime Amor” (1961) - Um dos diversos longas-metragens inspirados em “Romeu e Julieta”, o filme conta a história de amor entre Maria e Tony, filhos de famílias rivais que dominam a cidade de Nova Iorque. O musical foi vencedor do Oscar de 1962.

3) “Garotos de Programa” (1991) - Dirigido por Gus Van Sant, o filme é inspirado nas peças “Henrique IV” e “Henrique V” – que abordam as trajetórias dos dois monarcas ingleses que governaram entre os séculos XIV e XV. O ator Keanu Reeves vive Scott Favor (versão moderna do princípe que se tornaria Henqrique V), e River Phoenix interpreta Mike Waters (uma versão do de Poins, fiel companheiro do príncipe).

4) “O Rei Leão”(1994) - Um dos maiores sucessos dos estúdios Disney, a animação é baseada na peça “Hamlet”. A trama mostra a trajetória do pequeno leão Simba, que se assemelha a do famoso príncipe da Dinamarca, cujo pai foi envenenado pelo irmão, Cláudio.

5) “Romeu + Julieta” (1996) - O longa-metragem do cineaSta Baz Luhrmann traz uma visão contemporânea do clássico de Shakspeare. A trama se passa na cidade italiana de Verona, onde Romeu (Leonardo DiCaprio) e Julieta (Claire Danes) se apaixonam, e sofrem com a resistência de seus pais para que o romance siga em frente.

6) “10 Coisas Que Eu Odeio em Você (1999) - O filme que tem o ator Heath Ledger na pele do bad boy Patrick Verona é baseado na peça “A Megera Domada”, que conta a história de Catarina, uma moça rebelde, difícil de ser controlada pela família e por seu pretendente, Petrúquio.

7) “Jogo de Intrigas” (2001) - O longa dirigido por Tim Blake Nelson é inspirado no drama Otelo. A trama apresenta um de Odin James, um jogador de basquete invejado na escola pelo seu talento e pela beleza de sua namorada, Desi. Em meio a intrigas e ciúmes, seu colega Hugo traça um plano para derrubar Odin e sua equipe – um paralelo com a história de Otelo, Desdêmona e Iago.

8) “Volta Por Cima” (2001) - Dirigida por Tommy O’Haver, comédia romântica é uma versão da peça “Sonho de Uma Noite de Verão. O enredo aborda as desventuras amorosas entre os jovens Berke, Kelly e Allison. Na peça, os enlaces de amor são protagonizados por por Lisandro, Hérmia, Lisandro e Helena.

9) “Alguém Para Eva” (2003) - A peça “A Megera Domada” também serviu de inspiração para este longa de Gary Hardwick. Na trama, Eva é uma moça que não fica satisfeita com nenhum de seus pretendentes. Seus cunhados decidem tentar reverter essa situação planejando um encontro dela com Ray Adams.

10) “Ela é o Cara” (2006) - O filme é uma versão livremente inspirada na peça “Noite de Reis”. A obra de Shakespeare conta a história de Viola que - sobrevivente de um naufrágio no qual acredita ter perdido o irmão gêmeo - se disfarça de homem e passa a viver como Cesário. Já no longa, Viola se veste de homem e começa frequentar a escola de seu irmão, que decide ficar longe da escola por alguns dias. 

 

Fonte: Catraca Livre

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Gislaine | Pizza Á Bessa | AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação