evden eve nakliyat istanbul evden eve nakliyat evden eve nakliyat fiyatları
Cultura Diversão e Arte
21/11/2017 Redação 2º ENCONTRO ENTRE TELAAS - A TEMPORALIDADE DAS TELAS Entre 21 e 23 de novembro, evento na UnB, aberto ao público, reúne autoridades em cinema, literatura, artes visuais, entre outras manifestações, para debates e oficinas

Idealizado e executado pelo Núcleo de Pesquisas e Realizações TELAA – Telas Eletrônicas, Literatura e Artes Audiovisuais, o 2º Encontro Entre TELAAs ocupa diferentes espaços da UnB entre 21 e 23 de novembro para discutir conceitos, formatos, trajetórias, impressões, transformações e as projeções para o futuro sobre diversas formas artísticas e manifestações culturais que têm a tela como suporte. 

Evento gratuito e aberto para a participação do público, o 2º Encontro entre TELAAS tem como tema condutor dos encontros a temporalidade das telas. A programação conta com convidados, brasileiros e estrangeiros, distribuídos em quatro áreas: Fotografia, pintura, desenho e quadrinhosArtes urbanas, arquitetura, teatro e performanceCinema e literatura e Narrativas de mídias eletrônicas (TV, videoclipe, video game, videoarte, redes sociais, blogs e smartphones)

Entre os convidados do 2º Encontro Entre TELAAS estão Thierry Raspail, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lyon, o consagrado quadrinista brasileiro (radicado na Espanha) Marcello Quintanilha, a reconhecida dramaturga e atriz mineira Regiana Antonini (atualmente na televisão com a personagem Neide, na novela Pega pega), o arquiteto Sylvio de Podestá e o premiado escritor Jacques Fux. 

Outros participantes internacionais do evento são Vicent Lowy, diretor da Escola Nacional Superior Louis-Lumière de Cinema, o cineasta francês Phillippe Sisbane, o artista tecno-manipulador Fabien Zocco e Ariel Kyrou, escritor e jornalista especializado em novas tecnologias, além de diretor da Moderne Multimédias. 

As intervenções dos convidados acontecem em dois momentos: o FALAR, com reflexões sobre questões previamente levantadas; e o MOSTRAR, para a exibição de imagens de obras e produtos, no intuito de elucidar as falas e incitar novos debates. 

A coordenação-geral do evento é da professora da Universidade de Brasília, Junia Barreto, que também comanda o Núcleo TELAA. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), o grupo tem cerca de 15 integrantes, além de colabores no Brasil e no exterior. 

Serão oferecidas, gratuitamente, atividades como atelier de dramaturgia, oficina de roteiro, workshop de histórias em quadrinhos, mostra de curtas-metragens e exposição fotográfica. 

ÂNCORAS E RELATORES

Cada Grupo de Trabalho terá um âncora e um relator. As funções serão desempenhadas por professores universitários e alunos de programas de pós-graduação da Universidade de Brasília. 

No GT1, o âncora é o professor da UnB Augusto Rodrigues. Já a relatoria fica a cargo de João Augusto Pugsley. No GT2, o professoro da UniProjeção Ciro Inácio Marcondes é o âncora, e Fernanda Paixão, a relatora. O GT3 terá como âncora a professora da UnB e coordenadora do TELAA Junia Barreto e, como relator, Daniel Lukan. Por fim, o GT 4 será ancorado por Gérard Wormser e relatado por Telmo Fadul. 

REALIZAÇÕES 

Atelier de dramaturgia com a dramaturga Regiana Antonini

Para autores que já escrevem, ou pessoas que gostariam de começar a escrever para teatro: tem como finalidade orientar o participante a se disciplinar, a descobrir seu próprio estilo, a perceber o que é teatral dentro de um conto, de uma notícia, numa história, ou mesmo naquilo que ele gostaria de falar. Além disso, o participante vai aprender a limpar e tornar seu diálogo universal e atemporal, para que seu texto possa ser encenado em qualquer tempo e lugar do mundo. 

Oficina de roteiro com Pablo Gonçalo

Os roteiros tornaram-se uma forma de escrita essencial, seja para o cinema, seja para as novas mídias. A oficina apresentará, de maneira sucinta, os principais fundamentos da escrita para as telas: a criação de arquétipos, de personagens, a estrutura dramática clássica e não linear, os pontos de viradas, os diálogos e os estilos de finalização das obras fílmicas. Juntamente com a parte teórica também realizaremos exercícios práticos ao longo da oficina. Assistentes da oficina: Ana Luíza Menezes e Matheus Lima 

Workshop história dos quadrinhos com Ciro Inácio Marcondes

Voltado para pesquisadores dos quadrinhos e curiosos, este workshop procurará pensar a incerta origem desta forma de arte e mídia, além de elementos de sua linguagem e um breve sobrevoo em seus primórdios no século XX. Ainda no século XIX, os quadrinhos despontaram como mídia influente, industrializada, de conteúdo anárquico e politicamente incorreto. Krazy Kat; Little Nemo; Mutt and Jeff; O menino amarelo. Os funnies e a popularidade das family strips. 

A mostra ‘Melhores Curtas Festival Curta Brasília’ será apresentada por Ana Arruda e Alexandre Costa e a Exposição fotográfica ‘Manoel de Barros – assovios verbais e arranjos’, por Roberto Medina 

As inscrições podem ser feitas no: http://telaa.com.br/inscriccedilotildees.html 

CONVIDADOS

Adolfo Cifuentes (MG)

Artista visual. Professor do Departamento de Teatro, Fotografia e cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. 

Ana Mansur (DF)

Professora da UnB, doutora em artes visuais e mestre em design, especialista em tipografia e direção de arte. 

André Gonzales (DF)

Ex-vocalista da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju, designer e diretor de videoclipes. Atualmente, comanda o grupo Sr. Gonzales Serenata Orquestra, projeto multimídia que combina performance e radionovela. 

Ariel Kyrou (França)

Escritor e jornalista especializado em novas tecnologias, autor de livros, redator-chefe da revista eletrônica Culture Mobile e diretor de programação do festival A-part. 

Brígida Campbell (MG)

Artista e professora da UFMG, doutoranda em Artes Visuais na USP, suas pesquisas tratam especialmente das relações entre arte e cidade e o caráter político e poético destas relações. 

Eduardo Brandão Pinto (RJ)

Mestrando em Artes da Cena na UFRJ, com pesquisa sobre imagem e corpo, e realizador de curtas-metragens. 

Fabien Zocco (França)

Artista tecno-manipulador, explora o potencial plástico da desmaterialização eletrônica, dos aplicativos e outros softwares. 

Felipe Arrojo Poroger (SP)

Curta-metragista e roteirista. Colunista da revista Carta Capital.  

Jacques Fux (MG)

Escritor e doutor em literatura comparada. Autor de Antiterapias, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, e de Meshugá: um romance sobre a loucura, vencedor do Prêmio Manaus de Literatura. 

Joel de La Laina Sene (SP)

Doutor em Linguagem e Educação, professor da USP na área de Fotografia Cinematográfica. 

Josafá Neves (DF)

Artista plástico que trabalha a temática afro-brasileira. 

Leandro Verassani (RS)

Designer e desenvolvedor de jogos eletrônicos. 

Lúcia Leitão Santos (PE)

Professora arquitetura e Urbanismo da UFPE. Pesquisa e dimensão subjetiva da arquitetura, notadamente na articulação com a psicanálise. 

Marcello Quintanilha (RJ)

Um dos principais quadrinistas brasileiros da atualidade, atualmente radicado na Espanha. 

Nobu Chinen (SP)

Publicitário, autor de livros, coorganizador das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, membro do Observatório de História em Quadrinhos da ECA-USP e da comissão do prêmio HQ Mix. 

Flávio Mendes - Soneka (DF)

Grafiteiro, figura reconhecida da cena do Distrito Federal e do Brasil, acumulando 14 anos de carreira pontuada por várias mostras e exposições. 

Otávio Donasci (RJ)

Artista digital, videoperformer e cenógrafo. 

Phillippe Sisbane (França)

Cineasta, fotógrafo, consultor de roteiros e professor universitário. 

Regiana Antonini (MG)

Atriz, roteirista, dramaturga. Atualmente no elenco da novela Pega pega

Ricardo Luís Silva (SP)

Professor, arquiteto, serígrafo e artista gráfico. Pesquisa rizomas e trocas urbanas, serigrafia e processos gráficos. 

Sylvio de Podestá (MG)

Arquiteto e designer. Fundador das revistas Vão Livre, Pampulha e AP, de arquitetura, arte, design e meio ambiente. 

Thierry Raspail (França)

Historiador da arte, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lyon desde 1984. Criador, em 1991, da Bienal de Arte Contemporânea de Lyon. 

Vicent Lowy (França)

Diretor da Escola Nacional Superior Louis-Lumière de Cinema. Especialista em cinema de memória e documentários. 

Walter Silveira (SP)

Videoartista, poeta visual e artista gráfico. Fundador da primeira escola de vídeo do Brasil e organizadora da Videoteca Brasileira. 

PROGRAMAÇÃO

21 de novembro:

14h30-17h30, no Auditório do Instituto de Letras (ICC Sul/Subsolo): Atelier de dramaturgia com Regiana Antonini.

18h30: Conferência de abertura – A arte no tempo das telas, com Thierry Raspail (diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lyon)

20h15, no Sebinho (406 Norte): Sarau Cultural (exposições, lançamentos, projeções) 

22 de novembro:

8h, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Inscrições para ouvintes

8h30-12h30: Fotografia, Pintura, Desenho e Quadrinhos

Comunicadores: Joel La Laina Sene (fotografia-USP), Josafá Neves (artista plástico), Adolfo Cifuentes (artista visual-UFMG), Marcello Quintanilha (quadrinista), Ana Mansur (artes visuais-UnB) e Nobu Chinen (pesquisador de quadrinhos-USJT)

12h30-14h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: Oficina de roteiro com Pablo Gonçalo (UnB)

14h30-18h30, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Artes Urbanas, Arquitetura e Performance

Comunicadores: Otávio Donasci (performer-PUC-RJ), Ricardo Luís Silva (artista gráfico/arquitetura Senac), Soneka (grafite-DF), Brígida Campbell (instalações urbanas-UFPE) e Sylvio de Podestá (arquiteto)

15h-17h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: exibição dos melhores curtas do festival Curta Brasília 2016 

23 de novembro:

8h30-12h30, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Cinema e Literatura

Comunicadores: Philippe Sisbane (cineasta - França), Eduardo Brandão Pinto (cineasta/pesquisdor-UFRJ), Felipe Arrojo Poroger (cineasta-SP), Jacques Fux (escritor-MG)

12h30-14h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: workshop histórias em quadrinhos, com Ciro Inácio Marcondes (UniProjeção)

14h30-18h30, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Narrativas de mídias eletrônicas (TV, videoclipe, video game, videoarte, redes sociais, blogs e smartphones)

Comunicadores: Regiana Antonini (atriz), Leando Verassani (desenvolvedor de jogos-RS), Ariel Kyrou (Moderne Multimédias-França) por videoconferência, Walter Silveira (videoartista-SP), André Gonzales (designer/cantor/diretor de videoclipe-DF), Fabien Zocco (artista visual-França)

15h-17h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: Exposição fotográfica - Manoel de Barros - Assovios verbais e arranjos fotográficos. Concepção e dramaturgia: Roberto Medina

18h45-20h15, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): As novas imagens frente às histórias do olhar: como relacionar a tecnologia atual à antiga?, com Vicent Lowy (diretor da École Nationale Supérieure Louis-Lumière-França) 

2º ENCONTRO ENTRE TELAAS

De 21 a 23 de novembro, na UnB. Evento gratuito com palestras e debates. Contato:  telaa.unb@gmail.com ou facebook.com/telaa.unb. Informações e inscrições em telaa.com.br. Classificação indicativa: 18 anos.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Patent