Lifestyle Viagens
13/10/2016 Ana Putka 20 coisas que você precisa saber antes de visitar o Vietnã

Um país incrível e um destino cada vez mais procurado entre turistas do mundo todo. Entre as muitas belezas naturais, o Vietnã ainda é lembrado no imaginário ocidental por suas guerras, e pouco se sabe sobre o quanto esse exótico lugar tem a oferecer.

Com tantas diferenças culturais, quem pretende visitar o Vietnã e quer saber como lidar com o trânsito frenético e costumes locais, precisa conferir essa lista com dicas do que saber antes de aterrissar no país. Um lugar que ficará gravado na memória de qualquer viajante para sempre.

 

1 - Não existem vôos diretos do Brasil. Air France e Qatar Airways são as companhias com conexões mais utilizadas. Vindo na Europa ou Oceania, as possibilidades se ampliam.

2 - A culinária vietnamita é rica e variada e, tanto os restaurantes como as barracas de rua são uma delícia. Você precisa provar o Phò, Bún ch? e Bún bò Hu?.

Fruta do dragão

Créditos: Ana Putka

Fruta do dragão

3 - Aliás, aprenda a falar o nome do prato mais conhecido no país. O Phò, um tipo de sopa, é pronunciado algo como “fãh”.

4 - A sopa de macarrão (noodle soup) é muito comum no café da manhã.

5 - Ainda com relação à comida, vale ressaltar que vegetarianos são muito bem vindos no país. Quase todos os restaurantes possuem uma parte do menu especialmente destinada para quem segue essa dieta.

6 -  A temperatura varia muito entre as montanhas e o litoral, o norte e o sul. Para curtir as praias, a melhor época é entre maio e agosto e, de dezembro a março, faz frio no norte do país.

Praia em Hoi An

Créditos: Ana Putka

Praia em Hoi An

7 - Hanói e Ho Chi Minh City são metrópoles vibrantes. Halong Bay (patrimônio da Unesco) e Sapa seguem a linha mais natureza e turismo de aventura. Já Nha Trang é o balneário mais badalado e as cidades imperiais de Hoi An e Hue são imperdíveis.

Cidade antiga de Hoi An

Créditos: Ana Putka

Cidade antiga de Hoi An

8 - A moeda é o dong e caixas eletrônicos são facilmente encontrados, mas a maioria dos estabelecimentos aceita apenas dinheiro em espécie. Vale lembrar que os muitos zeros nas notas de dong confundem na hora de pagar a conta. Fique atento.

9 - Quanto ao visto, é preciso se programar e tirar com antecedência. É uma etapa muito fácil e pode ser feita de duas formas: na embaixada do Vietnã ou e-visa, no qual você encaminha um pedido de visto online, recebe uma carta de aprovação e finaliza o processo quando chegar no aeroporto.

10 - O Vietnã é um dos destinos mais baratos do mundo, ou seja, é um ótimo lugar para você ficar em uma acomodação de primeira pelo mesmo preço que você costuma pagar por um hostel bem barato na maioria dos lugares.

Halong Bay

Créditos: Ana Putka

Halong Bay

11 - O trânsito é caótico. O fluxo de motocicletas é tão impressionante que virou atração turística.

Caos em Hanoi

Créditos: Ana Putka

Caos em Hanoi

12 - Quando cruzar as ruas, vá com calma e sempre em frente. Não recue. Exige toda uma técnica e em alguns dias você se habitua.

13 - Beba muita água para se manter hidratado durante o dia e, tenha certeza de comprar uma garrafa lacrada. A água da torneira não é recomendada.

14 - Visitar templos e pagodas requer se vestir de forma adequada. Bermudas ou saias abaixo do joelho e ombros cobertos para mulheres são regras básicas.

Cidade Imperial de Hue

Créditos: Ana Putka

Cidade Imperial de Hue

15 - As pessoas são extremamente simpáticas e podem até pedir para tirar uma foto com você, como aconteceu com a gente.

Cat Cat Village, em Sapa

Créditos: Ana Putka

Cat Cat Village, em Sapa

16 - Pechinche. O primeiro preço nunca é o final.

17 - É uma prática comum os hotéis ou hostéis ficarem com o seu passaporte durante sua estadia.

18 - O Vietnã é maior do que você imagina. Reserve algumas semanas para ver tudo.

19 - Os meios de transportes são bem diferentes do que somos acostumados: ônibus com cama, tocando DVD’s com músicas locais em alto volume e buzinas o tempo todo durante o trajeto. E você precisa tirar os sapatos na maioria deles.

20 - O Vietnã é um país socialista. Possui um modelo único e quase todas as barreiras econômicas já foram vencidas, inclusive com os Estados Unidos. É o maior crescimento econômico do Sudeste Asiático.

Texto por Ana Putka via DPB Intercâmbio

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper