Cultura Cinema
15/09/2017 Redação 50º Festival de Brasília de Cinema contará com o primeiro festival universitário Alunos e professores da UnB promovem o 1º Festival Universitário de Cinema de Brasília
Alunos e professora Erika Bauer, responsáveis pelo projeto - Foto: Brian Santos/Pedro Buson

Entre os dias 16 e 19 de setembro será realizado o 1º Festival Universitário de Cinema, evento que compõe a programação do 50º Festival de Brasília de Cinema, que ocorrerá de 15 a 24 de setembro. A mostra competitiva contará com a exibição de 19 curta-metragens selecionados produzidos por estudantes do ensino superior de diversas universidades do país, além de debates com membros das equipes que estarão presentes nos dias do evento.

O festival exibirá nos dias 16 e 17, às 10h no Cine Brasília, todos os filmes selecionados, com programação divulgada na página na programação oficial do festival, sendo seguidos por debates com os realizadores das produções. Nos dias 18 e 19, no mesmo horário, acontecerá debates voltados para a produção audiovisual universitária na Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília, enquanto às 14h, nos mesmos dias, serão exibidos novamente todos os curta-metragens na Faculdade de Planaltina, campus da UnB, complementados por debates pockets. O evento contará com entrada franca, a classificação indicativa é de 16 anos.

Dentre os 19 concorrentes, três filmes serão premiados na noite de premiação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com o Troféu Candango da 50ª Edição e exibidos no Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. Os curtas serão selecionados por um júri especializado, formado por Alessandra Meleiro, Katia Coelho e Adirley Queiroz.

O evento “foi pensado para ser uma nova janela de exibição da produção universitária do Brasil, com espaço para diálogo entre estudantes e professores de cinema”, conta Erika Bauer, professora da UnB que coordena a produção do festival junto aos alunos. O 1º FestUniBrasília é um projeto 100% organizado por professores e alunos de audiovisual da UnB, e realizado em parceria com a 50ª Edição do Festival de Brasília de Cinema.

Programação do festival:

Dia 16/09 Cine Brasília 10h às 12h

Exibição + debate do primeiro bloco de filmes

Dia 17/09 Cine Brasília 10h às 12

Exibição + debate do segundo bloco de filmes

Dia 18/09

10h: Debate Mídias, formatos e distribuição – segunda (18/09), 10h, Auditório Pompeu de Sousa, subsolo da Fac/UnB

14h: Sessão + debate pocket do primeiro bloco de filmes (Faculdade de Planaltina - FUP/UnB)

Dia 19/09

10h: Roda de conversa – terça (19/09), 9h30, Entrada da Fac/UnB 

14h: Sessão + debate pocket do segundo bloco de filmes (Faculdade de Planaltina - FUP/UnB)

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS