Lifestyle Bem Estar
00/00/0000 A intimidade é da pessoa, ninguém tem nada a ver com isso, diz psicóloga sobre fotos vazadas
 Fotos: Lana Pinho
Fotos: Lana Pinho

No fim de semana do dia 30 de agosto, dezenas de celebridades tiveram fotos íntimas furtadas por um hacker, gerando na internet discussões de todos os tipos: boa parte — e isso é ótima notícia — condenou o vazamento das imagens, alegando o direito à privacidade e ressaltando o caráter agressivo de uma ação como essa. Por outro lado, há também aqueles que preferem culpar essas mulheres, como se o fato de elas em algum momento terem posado nuas as fizesse menos defensáveis.

No meio dessa treta, nós perguntamos: por que as pessoas gostam de se ver sem roupa, em poses insinuantes ou durante o ato sexual? E o mais importante: por que alguém tem o desejo de expor esses famosos para o mundo? Segundo a psicóloga e educadora sexual Ana Canosa, “isso é a intimidade da pessoa, ninguém tem nada a ver com isso”. Confira o papo que tivemos com ela, na íntegra:

O que explica o fato de alguém tirar fotos nu, mesmo sem intenção de enviá-las a outra pessoa?
Isso é a intimidade da pessoa, ninguém tem nada a ver com isso; ali, ela faz coisas que têm significado para ela. Você pode olhar e pensar, “que babaquice!”, mas e se ela quer fazer cara de gostosa para se ver assim? Pode ser interessante e aumentar a autoestima, pode ser por brincadeira, várias coisas. E muitas pessoas fazem isso, casais filmam a relação para assistir, é uma maneira de se ver. A foto nua é como um espelho. Você se vê, vê se está bonita, feia, é uma auto referência.

E por que existe esse fetiche de invadir a privacidade de outra pessoa para conseguir fotos desse tipo?
Não é o desafio de burlar algo na internet, como fazem com outros tipos de sites e questões governamentais. É o desafio pelo desafio, tentar vender por dinheiro. Pode ser movido pela inveja, por raiva do sucesso alheio. É uma maneira de diminuir e humilhar. Talvez tenha uma ou outra pessoa com vontade de visualizar as fotos da intimidade de uma atriz específica, mas esse tipo de pessoa não iria vazá-las.

 \"VIP-349-SEGUNDO-ENSAIO-MAKING-OF-13\"

A atitude de um cara desses implica que ele tenha um comportamento parecido fora de casa?
Não necessariamente. Existem alguns comportamentos que as pessoas só tem a manha de fazer se for escondido. Obviamente, esse fato mostra um traço de alguém que transgride as normas. Se alguém sabe que tem um namorado assim, que fica tentando invadir a intimidade de outras pessoas, qual é o tesão desse sujeito? De qualquer maneira, é um comportamento desviante. Se tenho um parceiro que não respeita outra pessoa virtualmente, será que ele vai me respeitar?

O fato de a pessoa ser famosa ajuda ou piora a superação dela ao caso?
Ajuda. O que observo é que as pessoas que não são famosas são mais expostas, por causa do revenge porn, quando há vingança mesmo. Quem não é famoso sofre muito mais, porque o caso demora até ganhar visibilidade, até a sociedade fazer uma reflexão. E não tem repercussão na mídia. Quando tem, as pessoas se posicionam. Para quem não é famosa, é tudo mais difícil, porque vai repercutir no âmbito da sua rede social, entre família, amigos, e não tem a atenção que a mídia dá para a celebridade. Por isso, pode ser mais devastador.

Fonte: Revista Vip 

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Gislaine | Pizza Á Bessa | AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação