Lifestyle Bem Estar
00/00/0000 Agora é detox para os cabelos
Foto: Ana Branco / O Globo
Foto: Ana Branco / O Globo

Depois do suco detox, massagem detox e outros hábitos que prometem eliminar as toxinas que se acumulam no organismo, especialistas falam de detox nos cabelos. A técnica é usada para tratar fios com oleosidade excessiva, opacos e ressecados que fica intoxicado pelo acúmulo de resíduo dos agentes condicionantes, metais presentes na água e detergentes do shampoo.

— Esses elementos se acumulam embaixo das escamas dos fios por meio de ligações químicos e deixam o cabelo pesado e fraco — explica a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A médica explica que, quando intoxicados, os fios não conseguem absorver os nutrientes responsáveis pelo crescimento, resistência e brilho.

— Algumas vezes a intoxicação acontece no couro cabeludo, com uma camada que obstrui os folículos capilares e dificulta a limpeza da raiz e a oxigenação dos fios. É comum nesses casos que a pessoa tenham uma perda excessiva de fios — complementa o técnico em produtos Wagner Oliveira da Belle Lee Cosméticos.

O especialista cita ainda outras causas para o problema:

- uso de coloração que contenha muitos metais em sua composição como o chumbo, metal altamente tóxico para os cabelos;

- excesso de finalizadores com óleo mineral ou silicones;

- poluição, cloro ou água do mar;

- má higienização do couro cabeludo;

- uso de escovas progressivas e outros alisamentos;

- excesso de oleosidade provocada pelo estresse.

Como realizar a limpeza

O procedimento pode ser feito em casa com shampoo de limpeza profunda, shampoos e máscara antioxidante, além do uso diário de shampoo sem sulfato, como recomenda Wagner. Ele alerta que, dependendo do grau de intoxicação capilar, esta técnica deve ser realizada no salão e inclui práticas de limpeza mais profunda como: peeling, xampu esfoliante e tônico capilar.

— O processo de desintoxicação capilar pode levar vários dias e elimina as impurezas mais pesadas e que não saem em lavagens comuns. Traz benefícios como: oxigenação dos fios, controle da caspa, queda e oleosidade, além de auxiliar na microcirculação o que estimula o crescimento —orienta.

 \"Limpeza


Preserve os fios limpos e hidratados

A dermatologista Maria Fernanda diz que a principal dica para evitar a intoxicação dos fios é alternar as marcas e tipos de shampoo, evitando que os fios se viciem e fiquem mais propensos ao acúmulo de substâncias. A troca de produtos pode ser feita diariamente ou duas a três vezes por semana, de acordo com preferência de cada um. Ela recomenda que se teste a periodicidade da alternância e verifique como o cabelo fica melhor.

O técnico em produtos Wagner Oliveira recomenda o uso de shampoos de limpeza profunda a cada dez dias.

— Fórmulas à base de vitamina E e licopeno possuem ação antioxidante, além de evitar o desbote da coloração e o envelhecimento dos fios.

Maria Fernanda e Wagner reforçam a importância de ter atenção ao uso de finalizadores e condicionadores em excesso. Ambos alertam que eles não devem ser aplicados próximo à raiz dos fios e aconselham que os condicionadores sejam bastante enxaguados.

 

Fonte: Extra 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação Gislaine | Pizza Á Bessa |