Destaque Curiosidades
27/10/2017 Redação Alérgicos ao leite de vaca ganham livro com receitas livre de lácteos O livro reúne 40 preparos – entre entradas, pratos principais e sobremesas – e será lançado neste sábado (28/10), em Brasília, na Quitutices (216 Sul). Seção de doces é assinada pela chef pâtissière Inaiá Sant’Ana, que comanda a confeitaria artesanal na Asa Sul

Todo mundo conhece alguém que não pode comer isso ou ter contato com aquilo. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), pelo menos, 30% dos brasileiros sofrem com algum tipo de alergia. E a previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS) não é nada otimista: segundo a entidade, em 2050, metade dos brasileiros será alérgica. E alergia é coisa séria. Em alguns casos, pode até matar. 

Quando a restrição é alimentar, sofre o alérgico e também a família. Ao receber o diagnóstico do filho, de alergia à proteína da vaca, a jornalista Paula Andrade precisou revolucionar não apenas a dieta, mas os hábitos e a vida social. Diferentemente da intolerância à lactose (açúcar do leite), causada pela falta da enzima lactase para quebrá-la, essa alergia é uma reação do organismo à caseína, proteína encontrada no leite de vaca. Paula teve que cortar leite, derivados e até mesmo carne de vaca. 

Da peleja diária para evitar as reações em seu pequeno, a jornalista conheceu a chef pâtissière Inaiá Sant'Ana, que comanda a Quitutices – uma confeitaria artesanal sem glúten e também sem lácteos, localizada na 216 Sul. Por isso, ao ter a ideia de escrever um livro que reunisse receitas específicas para mães e crianças com a mesma luta, a confeiteira foi logo convidada para fazer parte da publicação e assinar a seção de doces, que ainda têm o diferencial de serem sem glúten.

Os demais preparos são livres de leite e derivados, mas também muito saborosos. Batizada de Não contém leite: o livro de receitas do APLV, a obra reúne cerca de 40 elaborações, entre entradas, pratos principais e sobremesas. 

O lançamento oficial será neste sábado (28 de outubro), às 14h, na Quitutices (216 Sul). Publicado pela editora Senac, ele estará disponível para vendas, a R$ 84,90 o exemplar. Produtos da Quitutices, em especial alguns dos presentes no livro, estarão com preços especiais. O evento será aberto ao público. O livro já está disponível nas livrarias de todo o país. 

Seguras, saudáveis e deliciosas 

O leite de vaca está entre os ingredientes mais utilizados na gastronomia. E, como o único tratamento indicado para a alergia ao alimento é sua retirada da dieta, a dificuldade para comer já começa aí.

Por isso, o primeiro preparo ensinado no livro é o leite vegetal. Arroz, amêndoas, castanhas, coco, aveia e inhame, além de requeijão de palmito e creme de leite de castanha de caju: tem para todos os gostos.

A seção Doces e Sobremesas promete dar tranquilidade e alegria a quem sofre com a restrição. A chef Inaiá Sant’Ana traz receitas exclusivas da Quitutices, que já são sucesso na loja. Entre elas brownie de chocolate, bolo de limão siciliano, cookie de três sabores diferentes (chocolate, baunilha e laranja), pudim de ‘leite’, brigadeiro de leite de castanhas e mousse de chocolate, com ou sem ovo.

Há ainda sugestões de entradas, com opções como pastas, caponata e ceviche. Entre as proteínas, há preparos de carnes vermelhas e brancas, de pernil suíno assado com abacaxi e arroz cremoso de carne seca a bobó de frango e minigratinado de bacalhau. Grandes aliadas dos alérgicos a leite de vaca, as massas aparecem com dicas de molhos e recheios. Tudo construído com a colaboração do personal chef Paulo de Tarso.

Completam a lista de delícias receitas de pães e lanches, que estão entre as maiores dificuldades de quem precisa eliminar o leite. Biscoito de polvilho, crepioca e cuscuz de milho com tomate são algumas das possibilidades. 

Além disso, o livro cumpre o papel de explicar, de forma didática, o diagnóstico, o desenvolvimento e a cura de uma alergia alimentar, com o prefácio assinado pela alergista e imunologista pediátrica Cláudia França C. Valente. Já a introdução com perguntas e respostas da nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Rosana Blanke Piva soluciona algumas das principais dúvidas sobre a alergia à proteína do leite da vaca.

Lançamento do livro Não contém leite: o livro de receitas do APLV

Data: 28 de outubro (sábado)

Horário: às 14h

Local: Quitutices – CLS 216, Bloco A, Loja 12, Asa Sul - Brasília/DF

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS