Lifestyle Bem Estar
00/00/0000 Arte de harmonizar vinhos com pratos brasileiros
Foto: Rafael Wainberg
Foto: Rafael Wainberg

A arte de harmonizar vinhos e comidas é um casamento de sabores. A união, no entanto, pode surpreender até os mais entendidos no assunto quando a combinação é feita com pratos típicos brasileiros e comidas inusitadas. 

Para quem não acredita que o vinho combina com pato no tucupi, sarapatel, vatapá, arroz com pequi, churrasco e até feijoada, o sommelier do Coco Bambu, Beto Pinheiro, afirma que a bebida harmoniza com quase tudo. Para ele, o importante é agradar. \"É preciso não ter medo de errar. Os acertos só acontecem quando as pessoas testam as combinações. E as possibilidades são enormes\", declara.  

Segundo Beto, a culinária brasileira é ampla, o que exige uma grande variedade de vinhos. \"O sabor, o peso e a intensidade dos pratos muda em cada região, por isso não existe regra\", informa. Para ele, as comidas leves pedem vinhos leves; as pesadas hamonizam com vinhos encorpados; a acidez do vinho deve ser igual ou maior que a acidez do prato e o açúcar do vinho também precisa ser igual ou maior que o açúcar da comida.

Para não errar

A temperatura que a bebida é servida também é fundamental. \"Os espumantes e brancos normalmente são servidos em temperatura baixa. Os encorpados pedem temperaturas mais altas. Já os tintos são apreciados com a temperatura ainda mais alta\", explica. 

De acordo com a professora de Enogastronomia Rachel Alves, o gosto pessoal é determinante na harmonização. “A regra geral de que carne pede um vinho tinto e peixe deve ser acompanhado de vinho branco perdeu força”, afirma.

Já para o chef do restaurante Barbacoa, Marcelo Favaro, apostar nos vinhos às refeições mais pesadas pode surpreender o paladar. \"Pratos com maior teor de gordura combinam com a bebida. É preciso investir nessa harmonização\", alerta.

Dica do sommelier

A temperatura certa

- Espumante:  5ºC

- Branco leve:  6ºC

- Branco médio corpo:  8ºC

- Branco encorpado:  10ºC

- Tinto leve:  12ºC

- Tinto médio corpo:  14ºC

- Tinto encorpado:  16ºC

Receita

Prime Rib harmonizado com vinho português Casa Ferreirinha Esteva Tinto 2012   

›› Chef Marcelo Favaro Restaurante Barbacoa

INGREDIENTES

1 peça de Prime Rib de 500g

Sal grosso a gosto

Para a Cebola à Tiroleza

3 cebolas grandes

250ml de leite

4 ovos

500g de farinha de trigo

500g de farinha de rosca

Sal a gosto

2l de óleo de girassol

PREPARO

Tempere o Prime Rib com sal grosso e leve a grelha até o ponto desejado. Para fazer o acompanhamento, corte a cebola em rodelas de 0,5 cm. Em seguida, bata os ovos e tempere com sal. Reserve a mistura. Depois, deixe as rodelas descansando no leite por 15 minutos. Em seguida, passe a cebola na farinha de trigo e depois na mistura de ovos batidos. Por último, passe as rodelas na farinha de rosca e frite em óleo quente. Sirva as cebolas imediatamente.

Fonte: Jornal de Brasília 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação Gislaine | Pizza Á Bessa |