Cultura Diversão e Arte
00/00/0000 Banda A- HA faz show em Brasília em outubro

Comemorando 30 anos de carreira, a banda A-Ha traz para cinco cidades brasileiras sua mais nova turnê mundial, no início de outubro. O grupo norueguês volta ao país pela sexta vez e se apresenta na capital federal no Net Live Brasília, na terça-feira, dia 6, a partir das 20h. Em seguida, os músicos aterrissam em Recife (Chevrolet Hall), no dia 9, para Fortaleza (Aquaville Resort), no dia 10, São Paulo (Espaço das Américas), no dia 14, e Curitiba (Master Hall), no dia 15.

Apresentados por Samsung Galaxy S6 e com patrocínio da NET O Mundo é dos Nets, Claro, Samsung Curved TV, Bancorbrás Cultural, Laboratório Sabin e da Budweiser, o show de Brasília faz parte do projeto Live Music Rocks, promovido pela Move Concerts, em parceria com a Vision Produções, As vendas acontecem na Central de Ingressos do Brasília Shopping (Piso G2), e no site da Live Pass.

Reconhecido em todo o mundo por seus grandes sucessos, o A-Ha estourou nas paradas mundiais desde seu primeiro trabalho, o CDHunting High and Low, lançado em 1985. Músicas como "Take on Me" e "Hunting High", ouvidas até hoje, estarão no set list do show. Outras canções que também deverão fazer parte do repertório das apresentações brasileiras são "The Blood That Moves the Body", "Touchy!", "You Are the One", "Crying in the Rain" e "Early Morning".

Formado desde o começo por Morten Harket (vocalista), Magne Furuholmen (tecladista) e Pål Waaktaar (guitarrista), a banda já lançou nove álbuns de estúdio e 40 singles, com mais de 60 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, além de oito VMAs e vários outros prêmios.

Os shows no Brasil marcam o retorno à estrada do grupo, que deverá ainda fazer uma turnê mundial em 2016, após o lançamento de seu novo álbum até o final deste ano. "Eu definitivamente estou ansioso em voltar para a estrada e acredito que será ótimo. Nós vamos garantir que tudo esteja perfeito; será uma enorme experiência, principalmente porque é um desafio excitante, não esquecendo que no final nada é possível sem a resposta positiva do público. A magia acontece sempre em algum lugar entre nós e eles, os fãs.", afirma Morten.

 

 

A-HA

Amigos de infância, Paul Waaktaar e Magne Furuholmen começaram a tocar juntos em uma banda de nome Black Sapphire, até que, no início dos anos 80, conheceram Morten Harket, que também possuía uma banda, chamada Soldier Blues, na qual era o vocalista. Ao se juntarem, decidiram formar um único grupo e, em 1982, deixaram a Noruega rumo a Londres, a fim de criar uma carreira no mundo da música.

O nome foi "achado" por Magne Furuholmen em um caderno de notas de Paul onde estava escrito: "Aha!" (expressão utilizada no sentido surpresa, espanto e descoberta). Gostaram tanto que decidiram usar esta expressão para batizar a banda. A justificativa para adotar esse nome foi a de que os rapazes queriam um nome curto, de fácil memorização, e que lembrasse o som do idioma norueguês.

Em Londres, assinaram um acordo com a Warner Bros. Records, na qual permaneceram até 1994, com a ajuda do músico John Ratcliff e do empresário Terry Slater depois de algumas reuniões. O primeiro hit da banda foi "Take On Me", que atingiu o topo das paradas americanas em 1985 e ganhou o mundo, vendendo mais de 1,5 milhões de cópias em todo o planeta em apenas um mês e chegando ao primeiro lugar na Billboard Hot 100, nos Estados Unidos, e ao segundo lugar na parada musical da Grã-Bretanha. O sucesso da canção ajudou a venda deHunting High and Low, que ainda emplacou a faixa de mesmo nome.

Em 1986, o A-Ha lançou seu segundo álbum Scoundrel Days. Este CD traz uma sonoridade mais sombria, diferente do anterior, emplacando os hits "Cry Wolf", "I’ve Been Losing You", "Manhattan Skyline" e a faixa-título do disco.

Em 1988, foi a vez do terceiro disco do A-Ha, Stay On These Roads ganhar reconhecimento internacional. O álbum emplacou nada menos que cinco hits: além da faixa-titulo, "The Blood That Moves the Body", "Touchy!", a balada "There’s a Never a Forever Thing" e um dos maiores sucessos do pop dos anos 80, "You Are the One". Nessa fase, o A-Ha colocou 198 mil pessoas no Maracanã em seu show no Rock in Rio II, em janeiro de 1991, entrando para o Guinness Book com o recorde de maior público no festival e no estádio do Maracanã.

Em 1993, Memorial Beach chega influenciado pelas guitarras e não mais pela base do piano, que é considerado pelos fãs um trabalho totalmente destoante dos demais. No ano seguinte, o trio se separou voltando quatro anos depois, em 1998. Após uma muito bem recebida apresentação no "The Sun Always Shines on T.V." e uma nova canção, "Summer Moved On", no Nobel Peace Prize Concert, em 1998, a banda voltou para o estúdio e gravou, em 2000, o álbum Minor Earth Major Sky, o qual resultou em uma nova turnê.

Em 2004, a banda celebrou o seu vigésimo aniversário com o lançamento de uma nova coletânea de singlesThe Singles: 1984-2004, trazendo a banda de volta ao Top 20 de Álbuns do Reino Unido, no qual conquistaram a 13ª colocação. Durante sua carreira, a banda lançou oficialmente 36 singles, e 15 destes tornaram-se Top 10 na Grã-Bretanha, além de alçarem as primeiras colocações nas rádios em todo o mundo.

Em 2005, lançaram seu novo álbum de estúdio, Analogue, no qual "Celice" foi o primeiro single. Em 2010, após anunciarem oficialmente o fim do A-ha, os noruegueses fizeram sua última turnê no Brasil, com shows em Bauru, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Fortaleza.

Em 2015, a banda comemora 30 anos de existência e retorna ao Brasil para se apresentar no Rock in Rio, além de shows em cinco capitais brasileiras, passando por Brasília, Recife, Fortaleza, São Paulo e Curitiba. O A-Ha ainda prepara um novo álbum de estúdio, Cast in Steel, previsto para ser lançado em setembro de 2015.

 

Discografia

1985 - Hunting High And Low

1986 - Scoundrel Days

1988 - Stay On These Roads

1990 - East Of The Sun, West Of The Moon

1993 - Memorial Beach

2000 - Minor Earth Major Sky

2002 - Lifelines

2005 - Analogue

2009 - Foot Of The Mountain

2015 - Cast In Steel

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper