Cultura Diversão e Arte
09/03/2018 Redação Beleza Negra promove Oficina de Fotografia de Moda Evento é parte do projeto Beleza Negra que traz oficinas gratuitas com temáticas sobre moda, estilo, comportamento e empreendedorismo
Foto: Vanessa Dourado

Dar personalidade à proposta pensada pelos designers, por meio da fotografia. É com esse objetivo que o projeto Beleza Negra abre a programação de workshops com a Oficina de Fotografia de Moda, nesta sexta-feira (9). A entrada é gratuita. O encontro é às 14h no Espaço Território Criativo, na Biblioteca Nacional de Brasília. As inscrições serão feitas na hora, no local do evento. Na ocasião, os participantes terão contato com técnicas de postura, olhar, expressão, fashion film e os diversos níveis da fotografia de moda, orientados pelo fotógrafo e cineasta Rafael Morbeck. 

O evento faz parte do Circuito de Oficinas do projeto Beleza Negra, que vem sendo desenvolvido com o objetivo de incentivar crianças, jovens e adolescentes sobre o consumo da moda e o fazer artístico, trabalhando a autoestima, a quebra de preconceitos, o empoderamento e a valorização da cultura afro, bem como sua inserção no mercado de trabalho e abre espaço para a realização de oficinas gratuitas com as temáticas sobre: moda, estilo, comportamento e empreendedorismo. Para ministrar esses encontros, a curadoria convidou profissionais ativos na moda brasiliense, como Fernando Lackman, professor e jornalista de moda, Raoni Vieira, stylist e produtor de moda, o fotógrafo Rafael Morbeck e a psicóloga Eva de Queiroz. 

Os workshops acontecem sempre nas sextas-feiras e são direcionados para quem se interessa pela moda e suas profissões. As próximas oficinas estão marcadas para os dias 16 e 23 de março e 6 de abril.  Além do circuito de oficinas, o projeto realiza ainda o Desfile Beleza Negra, que entra na sua 9ª edição e acontece no dia 7 de abril, no JK Shopping.    

Circuito de Oficinas do projeto Beleza Negra 

16 de Março - Eva De Queiroz - psicóloga | Palestra sobre Auto estima, anorexia, bulimia, construção da imagem e postura ética;

Dia 23 de Março - Raoni Vieira - stylist | Oficina sobre a História da Moda, stylist de moda, produção de desfile, produção de editorial de Moda, aula de passarela; 

Dia 06 de Abril - Fernando Lackman - jornalista, stylist e diretor criativo do JK Street Fashion | Oficina sobre carreira comercial fashion e carreira de modelo. 

Sobre o Desfile Beleza Negra

O Desfile Beleza Negra chega a sua 9ª edição como o maior desfile de moda afrodescendente de Brasília e será realizado no dia 7 de Abril, no JK Shopping, com entrada gratuita. O evento abre espaço para diálogos com o poder público, organizações governamentais, movimentos sociais e culturais, universidades, redes, coletivos e outros grupos. 

O projeto nasceu em 2012 à partir da observação da produtora de moda, Dai Schmidt, ao perceber que nas passarelas dos desfiles onde atuava havia poucos modelos negros. Após essa percepção surgiu a ideia de criar um desfile com modelos negros, na Semana da Consciência Negra. O evento ganhou notoriedade e, desde então, vem sendo desenvolvido com o objetivo de incentivar crianças, jovens e adolescentes sobre o consumo da moda e o fazer artístico, trabalhar a autoestima, a quebra de preconceitos, empoderamento e a valorização da cultura afro, bem como sua inserção no mercado de trabalho. O Desfile já apresentou estilistas nacionais e internacionais, como o Moçambicano Pinto Música, a Angolana Siwana Azevedo e a marca de Senegal Afrikanus. 

Sobre Rafael Morbeck 

Graduado em Cinema e Mídias Digitais pelo IESB, fotografou desfiles de moda importantes como Capital Fashion Week e Vivo Park Fashion, algumas de suas fotos foram divulgação de artistas, músicos de Brasília. Tornou-se diretor de cinema após acumular experiências em diversas outras funções, principalmente direção de fotografia. Rafael trabalhou com filmes de ficção e documentário, videoclipes e gravação de DVD musical, acumulando mais de 50 obras como Diretor de Fotografia e Diretor Geral. Seu primeiro curta como diretor Casulo recebeu dois prêmios de melhor fotografia e lhe rendeu uma bolsa de estudos na faculdade onde cursou cinema. 

Dentre os trabalhos profissionais destacam-se gravações pelo Ministério das Relações Exteriores (Senegal-África) e para a Secretaria da Presidência da República (Prêmio ODM – ONU). Realizou também como animador 3D o curta "Rua das Tulipas" amplamente premiado. É Diretor de Fotografia do filme "O Renascimento do Parto" (2013), segundo filme documentário nacional de maior bilheteria em 2013 e do documentário "Operários da Bola" (2014), que lhe proporcionou, pelo segundo ano consecutivo, estar nas salas de cinema do Itaú Cultural, terceiro maior exibidor de cinema do Brasil. 

Serviço 

Circuito de oficinas do projeto Beleza Negra 

Oficina de Fotografia de Moda com Rafael Morbeck 

Data: 9 de março, às 14h    

Local: Espaço Território Criativo

Endereço: Biblioteca Nacional de Brasília - Esplanada dos Ministérios 
Inscrição gratuita no local do evento
Telefone para mais informações: 61 98179-4411
Classificação indicativa: 12 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS