Gastronomia Receitas do Mês
00/00/0000 Biohackers visam um queijo vegan que não seja uma bosta
Reprodução Youtube
Reprodução Youtube

A maioria dos meus amigos vegans curte hambúrgueres e doces veganos, ma queijo vegan é uma aberração que não se compara ao queijo de verdade. Mas isso pode estar prestes a mudar: um grupo de biohackers de Oakland está trabalhando num projeto de criação de um queijo vegan \"de verdade\", isso é, idêntico ao queijo vindo da vaca, utilizando levedura manipulada sinteticamente.

Não é uma ideia tão louca, especialmente quando se tem em mente que tem gente por aí que quer fazer salaminho de Kanye West. E, pelo menos em teoria, a missão não é impossível. É possível criar hambúgueres livres de crueldade, mas produzir carne em laboratório é bem difícil e caro. Modificar a levedura de cozinha de modo que ela produza proteína semelhante a do leite é um pouco mais fácil.

Craig Rouskey, parte de um grupo chamado San Francisco Bay Area iGEM Team que trabalha nos laboratórios da Counter Culture Labs e BioCurious (duas instituições com nomes de muitos significados), me disse que eles esperam que o queijo-sem-queijo seja produzido em laboratório até outubro. \"Acho que o produto final vai ter gosto de Gouda\", disse ele.

(Clique aqui para assistir a um vídeo explicativo do projeto em inglês) 

A equipe de cientistas está quase terminando a angariação de fundos para sua campanha no Indiegogo. Eles acreditam que o queijo não aprovado pelo FDA (a Anvisa americana) estará à venda até o final do ano. O produto será classificado como \"impróprio para consumo humano\" até a sua aprovação, o que pode levar bastante tempo.

Levando em conta que o último projeto do Rouskey era erradicar a gonorréia de vez, fazer queijo em laboratório parece ser uma tarefa muito mais razoável.

Como outros projetos que se resumem em produzir comida via bactérias, o plano se resume em usar a levedura (um fungo, mas a ideia é a mesma) geneticamente modificada para produzir algo que ela não produziria naturalmente. No caso isso seria a proteína do leite, que os cientistas definem como \"a parte que importa na produção do queijo.\"

\"Nós pegamos sequências genéticas da proteína do leite do DNA da vaca e produzimos genes de proteína de queijo que agem na levedura\", disse o grupo em seu vídeo no Indiegogo. \"Então nós aplicamos os genes da protéina do queijo nas células vivas da levedura. A levedura geneticamente modificada irá produzir proteína de queijo conforme cresce; quando chega a hora, nós extaímos a proteína bruta do queijo e a separamos da levedura.\"

As coisas ficam fáceis depois disso. O próximo passo é adicionar gordura vegetal, açúcar vegano e água à proteína, criando algo semelhante a um \"leite vegan\" que pode ser usado para a fabricação de gouda, parmesão e outros tipos de queijo. Eles também tem um plano hipotético de criar queijo feito com proteína de leite humano. Os pesquisadores admitem que isso é meio nojento, mas as proteínas do leite humando poderiam criar queijos mais saudáveis.

Rouskey afirma que o time já conversou com vários fabricantes de queijo vegan que demonstraram interesse em divulgar o produto, e até mesmo em auxiliar no processo de aprovação do produto pelo FDA. Fazer desse produto um sucesso será um desafio, mas o nascimento desse queijo nós deixará mais perto de dizer \"ementchau” para a crueldade animal na produção de nosso queijo (insira um som de vergonha aqui).

Fonte: Revista Vice 

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Vertical Veículos | Vertical Veículos | Vertical Veículos