Destaque Atuais
00/00/0000 Boneca "Neguinha do Espanador" causa polêmica
A boneca está eposta em shopping de São Paulo
A boneca está eposta em shopping de São Paulo

Uma boneca da Estrela que integra a exposição “Mail Art Cupcake Surpresa”, que acontece no shopping Market Place, na Zona Sul de São Paulo, está dando o que falar nas redes sociais. A peça da artista Rita Caruzzo retrata uma mulher negra, com acessórios carnavalescos cujas plumas são penas de espanador.A obra foi batizada de “Neguinha do Espanador” e está sendo acusada de racista.

 

\"A
A foto da boneca que está sendo compartilhada em redes sociais Foto: Reprodução do Facebook

 

Em seu perfil no Facebook, a ativista do movimento negro Luana Tolentino fez duras críticas à boneca. “Gostaria muito que antes de acusar a nós negros de sentirmos vergonha da nossa cor, e de vermos racismo em tudo, as pessoas tentassem por um instante se colocar na nossa pele, no nosso lugar. Imaginem o sentimento de uma criança ao olhar para essa boneca. As bonecas brancas não são assim. Na verdade, nas lojas, a coisa mais difícil é encontrar uma boneca negra”, escreveu ela.

Luana afirmou ainda que encaminhará uma denúncia para a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social (SEPPIR). E ela pede que outros façam o mesmo: “Quem puder e quiser, peço que denuncie também”.

 

\"A
A crítica de Luana Tolentino Foto: Reprodução do Facebook

 

Em outro perfil, a peça volta a ser criticada com veemência: “O sistema cria e nós crescemos achando que ‘NEGROS’ não podem ser mais nada além de graxeiras ou garis. É f*!”. Outro desabafo critica a “ridicularização por meio de esteriótipos”: “Não esperem tapete vermelho de terceiros. A elite tem o prazer de ver a submissão negra. Não só a elite corrigindo, mas o racista, sendo ele pobre ou rico. Não suportam ver o preto competindo do mesmo espaço do mesmo chão, então nos ridicularizam através de esteriótipos”.

 

\"O
O desabafo do internauta Foto: Reprodução do Facebook

 

Em nota, a Estrela alegou que à empresa coube fornecer 500 versões iguais da boneca para serem customizadas por vários artistas: “A Brinquedos Estrela esclarece que a exposição \'Mail Art Cupcake Surpresa\' faz parte de uma ação do MubE (Museu Brasileiro de Esculturas) e tem como curador responsável o designer Nelson Schiesari. A participação da fabricante consistiu em atender à solicitação do museu e ceder 500 versões iguais em branco da boneca Cupcake Surpresa para serem customizadas por vários artistas ou aspirantes ao redor do mundo com total liberdade criativa. A Brinquedos Estrela comunica que não tem intenção de fabricar nenhuma das versões da mostra e reafirma seu compromisso com o respeito à diversidade cultural, social e étnica.”

Já o Markete Place afirmou que \"respeita todas as diversidades, sejam elas de raça, faixa etária, religião, orientação sexual, condição física ou quaisquer outras, e reitera seu compromisso em oferecer à sociedade um espaço de convivência, visando a melhor experiência de lazer e integração entre os cidadãos\".

A artista Rita Caruzzo não foi localizada para comentar o assunto.



Fonte: Extra

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação Gislaine | Pizza Á Bessa |