Lifestyle Moda
24/04/2019 metrópole Brasília 59 anos: dez marcas locais para conhecer em 2019

Neste domingo (21/04/19), Brasília completou 59 anos e entre os motivos para comemorarmos as quase seis décadas de história da capital federal está o avanço de nosso mercado têxtil. Iniciado por lojas como Magrella, Avanzzo, Jukaf, Maison Ana Paula e Ortiga, o aquecimento no setor teve seu ápice com o Capital Fashion Week, idealizado pela empresária Márcia Lima.

A maior semana da moda já realizada na capital federal foi a responsável por lançar o trabalho de dezenas de estilistas nos cenários local, nacional e internacional. Só para se ter uma ideia do alcance dos talentos apresentados pelo projeto, as peças do designer Akihito Hira figuraram em vários sites da Ásia e dos EUA, e Romildo Nascimento foi finalista no quadro Estilista revelação da Xuxa.

Hoje, infelizmente, o segmento não tem mais essa plataforma ao seu lado. Contudo, o desenvolvimento do mercado não recuou. Ao contrário do que foi feito há 10 anos, quando o conceito era explorado sem a cidade ter um estilo próprio como base, a safra de marcas e designers que invadiu nossa metrópole nos últimos três anos conseguiu, finalmente, entender seu público.

As etiquetas lançadas recentemente identificaram que, no final das contas, o brasiliense se veste de acordo as características que regem o design da cidade como um todo: modernidade, assimetria e minimalismo. A moda brasiliense evoluiu e, para acompanhar esse progresso, a coluna preparou uma lista com 10 marcas locais que você precisa conhecer em 2019.

Vem conferir comigo!

 

Capim Estrela
A marca das designers Ana Raquel Banquart e Gaia Diniz trabalha com uma interessante técnica de preservação de flores e folhas secas. Com inspirações na flora brasileira e no Cerrado, as empresárias buscam nas ruas da cidade suas matérias-primas. Para os amantes da natureza, as peças da etiqueta não passam despercebidas nas principais lojas colaborativas do DF.

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Marca utiliza técnica de preservação de flores e folhas

 

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Matérias-primas são escolhidas nas ruas de Brasília

 

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Bracelete feito com nervuras de uma folha

 

Soneto
As criações da brasiliense Soneto são algumas das mais interessantes que surgiram na capital federal nos últimos anos. Investindo na maleabilidade da borracha e na versatilidade do acrílico, os idealizadores da label, Anelise Witt e Ricki Lustoza, propõem aos consumidores colares, brincos e pulseiras cheios de modernidade e expressão. Marcados pela assimetria, os acessórios casam muito bem com a irregularidade que acompanha a evolução do segmento têxtil.

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Peças são feitas com borracha

 

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Geometria é uma das características do trabalho

 

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Alguns dos itens são inspirados pelas linhas da arquitetura da capital federal

 

Laguna 
Com a difusão do mood fetichista na moda, os harnesses conquistam cada vez mais espaço no street style e na cena underground de Brasília. Graças ao designer Pedro Pinho, da Laguna, hoje os arreios de couro, normalmente vendidos em sex shops, ganharam o mercado local.

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Com popularização do estilo fetichista, designers passaram a investir em cores e estampas

 

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Harnesses têm sido usados até mesmo nos red carpets

 

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Pedro trabalha por demanda

 

Lu Campos
As roupas urbanas e contemporâneas de Lu Campos ganham cada vez mais força na cidade. As modelagens diferenciadas e aplicações da designer agregam informação de moda de uma forma despretensiosa à silhueta feminina. Moda descomplicada e versátil para quem busca um look que pode ser usado tanto no trabalho quanto em eventos e festas.

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Lu aposta em mood urbano contemporâneo

 

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Aplicações dão vida a modelagens minimalistas

 

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Roupas trazem informação de moda

 

Lago Couture
A Lago Couture está aí para mostrar que é possível adquirir boas peças de couro na capital federal. A label do brasiliense Luiz Antônio Gomes trabalha tanto com matérias-primas comuns quanto exóticas e oferece ao consumidores locais sapatos e bolsas com design moderno e diferenciado.

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Lago Couture trabalha com couros exóticos

 

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Marca vende seus produtos na Cria Brasília

 

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Sapatos feitos em couro de pirarucu

 

Laletá
Prezando pela atemporalidade, Leticia Brasileiro, idealizadora da Laletá, investe em modelagens fixas, em que trabalha estampas relacionadas aos traços e à arquitetura de Brasília. Criada em 2013, a etiqueta se encontra nas principais lojas colaborativas da cidade, bem como em seu ateliê, localizado em um dos edifícios da icônica 508 Sul, com vista para os jardins de Burle Marx.

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Leticia Brasileiro se inspira nas linhas de Brasília

 

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Estampas trazem tons vivos

 

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Modelagens são fixas em todas as coleções

 

Bôh
A sustentabilidade ganha cada vez mais espaço na moda, fazendo com que a marca Bôh, da designer Nila Ataides, seja uma descoberta importante àqueles que desejam adentrar o mundo do consumo consciente. Com modelagens atemporais, a empresa investe na impressão botânica, técnica que usa calor e contato para transferir pigmentos de plantas para fibras naturais.

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Bôh cria moda atemporal

 

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Idealizadora da marca trabalha com tingimento natural

 

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Loja da etiqueta funciona como ponto colaborativo

 

Notorious
A marca de luxo homônima de Flávia Laboissiere não é novidade para você, leitor, mas a estilista também tem uma etiqueta voltada ao street style. A Notorious, criada em parceria com Renato Camões, irmão da designer, aposta em um mood esportivo que foge daquele encontrado nas lojas de departamento.

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Label urbana de Flávia Laboissiere é focada no street style

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Etiqueta segue linha esportiva, de acordo com as últimas tendências internacionais

 

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Marca já vestiu personagens da novela Malhação

 

Janela do Infinito
As peças criadas pelo artista visual Vittor Ibanes têm como destaque as estampas étnicas produzidas pelo ilustrador, que se inspira na fauna e na ancestralidade para criar camisetas, blusões e moletons que evidenciam suas padronagens tribais.

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Janela do Infinito é focada em camisetas estampadas

 

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Motivos étnicos norteiam o design de Vittor Ibanes

 

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Ele sempre faz contrastes de tons em suas criações

 

Dona Tereza
A label da designer Angélica Oliveira ilustra perfeitamente os anseios da geração millennial: um streetwear imerso nas tendências urbanas e nas redes sociais. A idealizadora da etiqueta se inspira na cultura hip-hop e no street style, investindo em roupas confortáveis e versáteis.

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Dona Tereza também aposta no street style

 

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Estilista busca inspirações na cultura hip-hop

 

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O neon direcionou a última coleção da label

 

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Colaborou Danillo Costa.

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