Brasília recebe a 30ª Corrida das Pontes do Lago Sul 

A competição acontece em 19 de março, com percurso de 8,5 km. A prova percorre parte dos principais cartões-postais da cidade.

Em 2023, a 30ª Corrida das Pontes do Lago chega ao Distrito Federal atraindo atletas de alta performance e corredores de fim de semana de todo o país. A competição que prevê duração máxima de 2h, acontece em 19 de março, com saída confirmada às 7h. O percurso trata-se de um privilégio à parte para os/as competidores (as): se dá no trecho que circunda o caminho entre a Ponte das Garças e a Ponte Honestino Guimarães, tendo sua largada e chegada no estacionamento externo do clube da AABR e o Lago Paranoá como vista e inspiração. 

Pessoas interessadas em participar podem realizar as inscrições, até 15 de março, por meio da página https://www.centraldacorrida.com.br/corridadaspontes . As vagas são limitadas!

Tradição esportiva 

A competição, já consolidada na capital federal, foi criada em 1989 por Maurício Cavalcanti e desde então, ao longo de seus últimos 33 anos, colocou Brasília entre os principais destinos para a realização de corridas de rua de nosso país. Atletas de projeção nacional e internacional, como Loran Miguelli, Valdenor do Santos, Arnaldo de Sá, Carmen de Oliveira, Solange Cordeiro, Lucélia Péricles entre outros, competiram no trecho que liga as duas pontes.

“No final dos anos 80, eu já morava aqui em Brasília e treinava muito na beira do Lago, onde tinha a ciclovia que passava pelas duas pontes. Naquela época ainda não tinha a terceira ponte. Eu fazia o percurso diversas vezes, me encantei com a paisagem do trajeto, até que um belo dia eu disse: ‘vou fazer uma corrida aqui neste percurso’. E agora estamos aqui, em 2023, na 30ª edição da corrida particular de rua mais antiga da cidade”, relembra e comemora Cavalcanti. 

Turismo Monumental 

A 30ª Corrida das Pontes do Lago Sul, além de um grande evento esportivo, é uma proposta de encontro voltado para a disseminação de práticas de vida mais saudáveis e para a promoção de Brasília como referência turística. Não à toa o percurso escolhido para a realização das provas, além de uma paisagem exuberante, inclui as duas pontes, monumentos simbólicos para a história e para a arquitetura do país.  

A primeira ponte a ser erguida em Brasília, a das Garças, teve uma obra que durou de 29 de junho de 1973 a 14 de janeiro de 1974. A extensão é de 300 metros de comprimento e 18m de largura, com quatro pistas de rolamento. É chamada informalmente de “a Ponte do Gilberto”, devido à proximidade com o centro comercial Gilberto Salomão, no Lago Sul.

A segunda ponte é a Honestino Guimarães. Foi projetada em 1967, por Oscar Niemeyer, porém suas obras só começaram em 1973. Com 400 metros de extensão, liga o Setor de Clubes Sul e o Pontão, com acesso à Península dos Ministros e à Quadra 11 do Lago Sul. Esta, além de uma importante referência da arquitetura moderna de Niemeyer, tornou-se também símbolo de resistência e luta política pelo respeito aos direitos humanos. Em dezembro de 2022, a ponte que se chamava “Costa e Silva” – uma homenagem ao presidente que, em 1968, decretou o famoso AI 5 cerceando direitos políticos e civis – passa a chamar-se “Honestino Guimarães”, estudante preso e desaparecido em 1973, durante a ditadura militar. 

Segundo o Gestor de Conteúdo do projeto, Euler Oliveira, uma das belezas da corrida é que ela acontece em um cenário que favorece a realização de atividades esportivas por diversos motivos. 

“O Distrito Federal respira esporte. A comunidade candanga tem diversos cenários favoráveis à prática de atividades desportivas, principalmente, ao ar livre. O relevo do Planalto Central, por sua baixa elevação, convida a exercitar-se pelo Cerrado, que enche os olhos de qualquer atleta com sua paisagem exuberante. O clima também é bastante propício a diversas modalidades.

Então, contar com uma competição de rua como a Corrida das Pontes do Lago Sul representa não apenas aproveitar o que de melhor nossa região tem a oferecer, mas dar continuidade a essa tradição atlética que já integra o DNA das pessoas daqui.

Além disso, a corrida atravessa a história do Quadrado, uma vez que suas 30 edições acompanham a própria construção de Brasília, que não para de reinventar-se. Seu trajeto, inclusive, faz jus à bela paisagem urbana integrada a nosso bioma, passando pela Ponte Honestino Guimarães, pela Praça dos Orixás e pela Ponte das Garças, cartões-postais da cidade. 

No fim das contas, quem participa desfruta de uma competição esportiva de alto nível, aliada à natureza e ao turismo, em um só evento”, conclui Oliveira.

Serviço – 30ª Corrida das Pontes do Lago Sul

Data: 19 de março.

Horário: às 7h.

Ponto de partida e chegada: estacionamento externo do clube da AABR.

Inscrições: https://www.centraldacorrida.com.br/corridadaspontes.

Investimento: R$ 100,00.

Mais informações em:  www.instagram.com/corridadaspontesdolagosul 

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *