Cultura Diversão e Arte
04/10/2017 Redação CAIXA CULTURAL BRASÍLIA APRESENTA OBRAS DE ROGER BALLEN E KARINA DIAS Exposições podem ser vistas de 4 de outubro a 17 de dezembro

A CAIXA Cultural Brasília abre suas galerias, nesta quarta-feira (4), para as exposições Transfigurações, Fotografias 1968-2012 e Tempo paisagem. A galeria principal reúne as fotografias de Roger Ballen e as galerias Piccola I e II trazem trabalhos dos 20 anos de carreira da brasiliense Karina Dias. As mostras ficam abertas das 9h às 21h e tem entrada franca.

Primeira mostra individual na América Latina de Roger Ballen, Transfigurações, Fotografias 1968-2012 explora temas e gêneros fotográficos do artista. A exposição conta com a série The Theatre of Apparitions, exibida pela primeira vez na América Latina, revela ao público a presença de pinturas nas fotos do artista. Roger explica que a primeira das imagens desta série foi feita em uma prisão feminina abandonada. “Uma presidiária havia pintado sobre os vidros das janelas de uma das celas e, depois, desenhado figuras sobre a tinta preta. Pouco depois dessa descoberta, comecei a recriar imagens similares àquelas na prisão, usando janelas de vidro”, descreve o fotógrafo.

Já a primeira mostra individual da brasilense Karina Dias, Tempo paisagem, apresenta um recorte significativo dos seus 20 anos de carreira. A artista lida com as espessuras de tempo através da observação e inserção na paisagem. Com curadoria de Cristiana Tejo, a exposição é dividida em temáticas, levando o público para um tempo de contemplação que destoa da voracidade contemporânea, a partir da sensível captação e construção de paisagens da artista.

A primeira parte da exposição ocupará uma das salas com a paisagem construída ou que se revela no tempo, enquanto a segunda parte abordará a inserção do corpo na paisagem. “Os trabalhos de Karina são resultado de um envolvimento total com a paisagem, seja como observadora ou como caminhante. Apesar de imensamente poéticos, os trabalhos também carregam dados geopolíticos”, explica a curadora.

Sobre Roger Ballen: 
Roger Ballen nasceu em Nova Iorque, em 1950, e seus primeiros passos como fotógrafo foram em 1968, quando ganhou uma câmera pela formatura do ensino médio. Com trajetória profissional iniciada em 1994, o trabalho de Roger Ballen faz parte de coleções como as do MoMA, em Nova Iorque; Centre Georges Pompidou e Maison Européenne de la Photogrpahie e Musée Nicephore Niepce, na França; Victoria & Albert Museum, em Londres; e Stedelijk Museum, em Amsterdã.

Suas exposições individuais figuraram entre as Top 10 Exhibitions da ArtForum, nos anos 2002 e 2004. O fotógrafo foi finalista na categoria de Melhor Exposição de 2010 do Lucie Awards e recebeu o prêmio de melhor livro no PhotoEspana.

Sobre Karina Dias: 
Karina Dias, brasiliense pós-doutorada em Poéticas Contemporâneas (UNB) e doutora em Artes pela Université Paris I – Panthéon Sorbonne, trabalha com vídeo e intervenção urbana. Sua pesquisa está centrada nas relações entre o homem e a paisagem, entre a imensidão dos espaços e singularidade daqueles que os percorrem e na experiência de espaços-extremos. Suas obras já passaram pela Galeria Paradigma, em Barcelona, pelo Instituto Francês de Dusseldorf, na Alemanha, pelo Sichuan Fine Arts Institute, na China, e pela Galerie Du Crous-Beaux Arts, em Paris.

Em Brasília, participou de mostras coletivas no Museu Nacional da República, na Funarte e no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça. Karina também foi indicada ao Prêmio PIPA 2011 e venceu os prêmios Prima Obra - Funarte 2002, Funarte de Arte Contemporânea Atos Visuais 2012 e o Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea.

Serviço 
Exposição: Roger Ballen – Transfigurações, Fotografias 1968-2012 
Local: Galeria Principal da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4) 
Abertura: 3 de outubro de 2017, às 19h 
Visitação: de 4 de outubro a 17 de dezembro de 2017 
Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h 
Classificação indicativa: livre para todos os públicos 
Entrada franca 
Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449 
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal 
Produção: Rodrigo Machado | rodrigomachado@territoriocomunicacao.com | (61) 98654-2569

Exposição: Karina Dias – Tempo paisagem 
Local: Galerias Piccola I e II da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4) 
Abertura: 3 de outubro de 2017, às 19h 
Visitação: de 4 de outubro a 17 de dezembro de 2017 
Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h 
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos 
Entrada franca 
Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449 
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal 

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS