Destaque Atuais
04/03/2020 Campanha pelo fim do termo A internet está dividida com a discussão: o termo

A atriz Mariana Ximenes, de 38 anos, é a embaixadora de uma nova campanha fashion que tomou conta das redes sociais nos últimos dias. A atriz posou para a capa de uma revista de moda usando uma peça "tomara que caia" e pedindo que, a partir de agora, ela seja chamada de blusa sem alça — assim como é em grande parte do mundo,"strapless" em inglês. 

Resultado de imagem para Campanha pelo fim do termo

Campanha pelo fim do termo "tomara que caia" toma conta das redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

"É importante a gente olhar para todos esses termos, para o pensamento novo. Temos que buscar uma sociedade mais igualitária, com mais respeito pela diversidade, com acolhimento. Respeito é bom, a gente gosta e é necessário", escreveu Mariana Ximenes ao posar para a capa da revista.

A discussão sobre o termo agitou as redes sociais — no Twitter, por exemplo, internautas ficaram bastante divididos. Uma parte acredita que a problematização é extrema, o chamado "mimimi"; outra parcela acredita que o termo é, sim, sexista e revela um machismo enraízado na nossa cultura. 

 
 
 
 

Campanha pelo fim do termo "tomara que caia" toma as redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

Carolina Achutti, mestra em Linguística Aplicada pela USP, explica que é difícil mapear a origem do termo "tomara que caia". Acredita-se que o vestido tenha ficado famoso no século 15, mas o termo, em si, não tem uma datação. Seria preciso recuperar documentos e escritos. 

Professora de português, Carol acredita que o termo é sexista. "O mais interessante nessa discusão é pensar que a língua é viva e que a sociedade de alguma forma vai estar retratada nessa língua. 'Tomara que caia' tem um fundo sexista, em alguma medida. Dizer esse termo, em um outro momento, não era reconhecido como sexismo. Mas hoje, torcer para que um vestido, para que partes íntimas de uma mulher fiquem à mostra, é um ato sexista e agressivo. É de alguma forma um assédio", explica. 

"O que o termo "tomara que caia" faz? Ele torce para que uma mulher fique desnuda. Para que ela mostre o seio. A gente sexualiza o peito feminino cada vez mais, sendo que os homens não têm essa parte do corpo sexualizada. No português de Portugal 'tomara que caia' é 'caicai', por exemplo. Outros exemplos? O termo judiar e dia de branco também revelam, intrinsicamente, relações que a gente faz com que se mantenham na nossa sociedade", questiona. 

Carol acredita na aplicação da língua como forma de conscientização. "Abolir o termo não vai surtir um efeito instantâneo. Mas, o grande lance, é a discussão em torno do tema", finaliza.

E aí, você concorda?

Campanha pelo fim do termo tomara que caia toma conta das redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

Abaixo, veja como foi a repercussão nas redes sociais: 

Maurício Meirelles
 
?@MauMeirelles
 
 

A vida da pessoa tem que ta muito bem quando o problema é o termo “tomara que caia”.

 
59 people are talking about this
 
 
Michelle Torres@mi_torres_
 
 

Blusa "tomara que caia": o termo é ofensivo pq os homens torcem pra cair???
Ahhh que falta do que fazer ????

 
See Michelle Torres's other Tweets
 
 
Exame
 
?@exame
 

Em campanha, Hering quer acabar com o termo “tomara que caia” https://wp.me/p7K2Bq-fPDJ 

Em campanha, Hering quer acabar com o termo “tomara que caia”

A varejista lança o movimento “Liberdade é básico”com o objetivo de combater termos sexistas na moda 

exame.abril.com.br
Laira@lairakr
 

Eu fico imaginando o time da hering problematizando o nome tomara que caia confinados numa sala. Depois reclamam que a produtividade no Brasil é uma das mais baixas ....

 
See Laira's other Tweets

 

Camila@Mila_fanie
 
 

Só de imaginar que surgiu uma campanha para uma peça de roupa não chamar “tomara que caia” por fomentar um assédio sexual, sendo descrito como sexismo. Me cresce uma indignação por fazerem objeções através de causas fúteis.
E como se isso fosse mudar no contidiano feminino

 
See Camila's other Tweets
 
 
Bia ????@bia_ofernandes
 
 

achei incrível essa campanha da Hering falando sobre o nome da roupa “tomara que caia” e incentivando a gente começar a falar “blusa sem alça” pq o original é ofensivo

 
See Bia ????'s other Tweets
 
 
Leticia@lemparra
 
 

Hoje vi uma publi que me deixou MT reflexiva. O quão machista é chamar blusas sem alça de “tomara que caia”? Obrigada @Cafremder pela noia rsrssrs

 
See Leticia's other Tweets
 
 
camila@camarrgocamila
 
 

finalmente uma marca se posicionou em relação ao tomara que caia e explicou o quão problemático é preocupante isso é e lançou uma ação de conscientização. amém @Hering_Oficial

 
See camila's other Tweets

 

 
 
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Gislaine | Pizza Á Bessa | AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação