Cultura Diversão e Arte
16/05/2019 CAMPEONATO DE CUBO MÁGICO EM BRASÍLIA Desafio para competidores e para o público será nos dias 18 e 19 de maio, no Brasília Shopping

Um quebra-cabeça tridimensional? Um brinquedo que estimula o raciocínio lógico? Um desafio que é também um aliado no entendimento de dilemas matemáticos, como geometria espacial, análise combinatória e probabilidade? Tudo isso e mais um bocado de diversão e nostalgia! O Cubo Mágico vem desafiando gerações e faz a cabeça de crianças e adultos de todas as idades que se sentem instigados pela dificuldade e pela corrida contra o tempo para vencer o enigma do aparato colorido, inventado pelo húngaro Ern? Rubik, em 1974. No próximo final de semana, dias 18 e 19 de maio, competidores e o público que curte o Cubo Mágico têm encontro marcado em Brasília. Um Campeonato de Cubo Mágico promovido pela World Cube Association, no Brasília Shopping. Aqueles que são craques em solucionar o desafio escolhem competir em diversas categorias, entre elas o 3X3 ou cubo clássico, resolvido em distintas formas, como olhos vendados, menos movimentos e uma mão. O público poderá observar, aprender e tentar zerar o cubo em um lounge especialmente preparado para os que aceitarem entrar nessa brincadeira que sacode a inteligência! O campeonato será na Praça da Cúpula Sul do Brasília, em frente à Hering, de 9h as 20h no sábado e de 11h as 18h no domingo.

 

Os interessados podem se inscrever no local. As inscrições antecipadas podem ser feitas pelo site: http://bit.ly/2EdrEoa . "É uma atividade que envolve concentração, paciência, raciocínio rápido, observação e que traz uma série de aprendizados", garante Pedro Miranda, organizador do campeonato na capital. "A competição ocorre em diversas cidades em todo o mundo. Aqui em Brasília, é a primeira vez que o evento terá esse formato, com uma estrutura bacana para os jogadores e para o público", revela. O Campeonato de Cubo Mágico tem o apoio do Colégio Marista João Paulo II.

                        

A história e o enigma

O Cubo Mágico virou ícone na década de 1980 e a World Cube Association foi criada para oficializar e regularizar campeonatos de quebra-cabeças de combinação ao redor do mundo, reunindo apaixonados por desafios em todos os cantos do globo e divulgando, entre outros jogos, o quebra-cabeça tridimensional inventado por Rubik. O objetivo da organização é promover o espírito esportivo, a cooperação e os bons momentos em grupo. Professor do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados de Budapeste Hungria, o húngaro idealizou o quebra-cabeça com a intenção de criar uma peça que fosse perfeita quanto à geometria para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos alunos de arquitetura. O primeiro protótipo era em madeira com seus seis lados pintados em cores distintas. Assim, quando alguém girasse as faces do cubo, teria uma melhor visualização dos movimentos realizados.

 

Informações divulgadas pela Wikipédia dão conta de que, em 1997, o cientista da Computação, Richard Korf, afirmou que a solução ótima para o cubo de Rubik é de 18 movimentos. Até então, o melhor método, chamado de método Fridrich, elaborado por Jessica Fridrich, possibilitava a resolução do cubo em menos de um minuto. Até um Algoritmo de Deus, que consegue resolver qualquer cubo de Rubik no menor número de movimentos possíveis, foi desenvolvido. Ainda de acordo com dados da Wikipédia, em 2005, o menor número de movimentos para resolver o quebra-cabeça tridimensional era de 28. Em 2007, passou a 26. Em 2010, foi provado que o número exato é 20. Para chegar a esse cálculo, revela a enciclopédia livre, alguns matemáticos, um engenheiro do Google e um programador dividiram o problema em 2.217.093.120 partes. A partir daí, os pesquisadores usaram a infraestrutura da companhia americana para processar os dados, chegando à conclusão.

  

PROGRAME-SE

CAMPEONATO DE CUBO MÁGICO NO BRASÍLIA SHOPPING

Local: Praça de Eventos da Cúpula Sul do Brasília Shopping

Data: 18 e 19 de maio, de 9h as 20h no sábado e de 11h as 18h no domingo

Inscrições antecipadas podem ser feitas em: http://bit.ly/2EdrEoa

Mais informações para o público: Pedro Miranda 99280-2468 ou (61) 2109-2122 e www.brasiliashopping.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper