Cultura Música
29/03/2017 Redação Cantor francês Nicola Són volta a Brasília para novo show # Apresentação traz músicas inéditas e um passeio pela trilogia sobre a música brasileira pela visão do artista estrangeiro # 30/03, às 20h, no C'est la Vie
Redação
Foto: Gal Oppido

Francês, músico, sambista e apaixonado pelo Brasil, Nicola Són volta a Brasília para um show que passeia pela carreira do artista no Brasil, representada pela trilogia gravada pelo músico durante os 10 anos em que mora neste país. Os três CDs, "Pariota", "Nord Destin" e "Sampathyque", trazem uma minuciosa pesquisa sobre a música brasileira, cujo o cantor e compositor realiza desde que esteve pela primeira vez no Brasil, em 2003. No show, o músico também apresenta algumas canções novas do EP que Nicola está gravando pelo Brasil, ainda sem data de lançamento. "Esse trabalho tem como conceito quatro músicas, produzidas por quatro pessoas, em quatro cidades diferentes. São, portanto, quatro ambientes, espíritos e inspirações distintas", define o cantor francês. A apresentação no C'est la Vie é a terceira realizada na Capital Federal.

 As composições também que representam o país chega em Brasília para apresentar o disco "Sampathique ". O título, que significa a contração de sampa e sympathique, no francês, é o terceiro trabalho do cantor e compositor. O CD associa a canção francesa ao ambiente musical de São Paulo, cidade onde o artista está radicado desde 2013. Produzido pelo produtor paulistano Paulo Lepetit, tem 11 faixas e participações de Zeca baleiro e Edgar Scandurra. O show é dia 20 de outubro, às 20h, no C'est la Vie Bistrô & Creperia, na 408 Sul.

O primeiro trabalho por Nicola Són, lançado em 2010, foi o "Parioca", dedicado ao samba e a bossa nova cantados em francês. "Nord Destin" (2013), o segundo álbum, enfoca a música nordestina, nos ritmos do xote, coco, ciranda, afro-samba entre outros, com a participação de João Donato e o grupo Casuarina. O "Sampathique" encerra a trilogia. Mescla a canção francesa os sons urbanos de São Paulo com uma variedade de ritmos e de sons que podem ser encontrados pela capital, como samba-rock, groove, MPB, eletro e afrobeat abrasileirado.  "Foi um verdadeiro desafio para mim tentar dar um suingue na língua francesa, tão difícil de encaixar na melodia. Tive um verdadeiro trabalho com a rítmica do idioma francês, como combinar com as sincopas e as antecipações presentes na música brasileira", explica Nicola sobre a trilogia.

Sobre o cantor

Nicola Són nasceu em Paris, em uma família de origem armênia, embalado aos sons do doudouk e do kotchari. Adolescente, ele descobre a beleza da língua portuguesa através do seu encontro com Lígia, uma maravilha de Tom Jobim interpretada por João Gilberto e Stan Getz. Uma revelação que o conduz alguns anos depois a viajar para o Rio de Janeiro para aprender o português e impregnar-se da cultura e do modo de vida que tanto rima com ele; e com certeza para aperfeiçoar o seu conhecimento da música. Ele atravessa o Brasil : Manaus, a Amazônia, Bélem, Fortaleza, Recife… e começa seu trabalho reunindo suas influências com as músicas francesa e brasileira.

Serviço

Show Nicola Són - "Sampathique"
Data: 30/03
Horário: 19h30
Local: C'est la Vie , 408 Sul
Valor: R$ 10
Reservas: 3244-6353
CI: 18 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS