Cultura Agenda
23/04/2018 Redação CCBB traz à cidade exposição de norte- americano CCBB traz à cidade exposição do artista norte-americano Jean Basquiat. A exposição conta com 90 trabalhos que misturam elementos da contracultura, grafite e Hip-Hop
Redação
Redação

A obra do artista norte-americano Jean Basquiat (1960-1988) chega a Brasília para uma exposição gratuita que começa no dia 21 de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil. A visitação pode ser feita das 9h às 21h. As obras personificam o caráter da cidade de Nova Iorque nos anos 1970 e 1980 se apresentando como uma mistura de empolgação e decadência que criou um paraíso de criatividade no processo criador do artista.

Um dos poucos afro-americanos inseridos em um mundo artístico predominantemente branco, a obra de Basquiat evoluiu de uma evocação das ruas a uma profunda narrativa sobre a experiência de ser negro e sobre as conquistas culturais dos negros.

A organização montou um espaço interativo no Pavilhão de Vidro (área externa) para situar os visitantes no mundo de Basquiat. Do lado de fora do prédio será replicada a linha do horizonte de Nova York nos anos 1980 e, do lado de dentro estarão painéis de fotos e mapas do Brooklyn e Manhattan. A instalação terá homenagens de brasileiros ao artista, incluindo uma obra do brasiliense Onion.

Nascido e criado no bairro do Brooklyn, filho de um contador haitiano e uma americana de origem porto-riquenha, Basquiat teve acesso à arte, exposições e estilos musicais da época, como o jazz. Sua carreira foi muito curta e o artista morreu antes dos 30 anos. Deixou um extenso acervo de obras.

179126144aae11d90a39814a1ee99240.jpg

SERVIÇO
Jean-Michel Basquiat – Obras da Coleção Mugrabi
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul)
Quando: 21 de abril a 1º de julho
Horário: 9h às 21h
Quanto: gratuito
Informações: página do CCBB

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS