Destaque Atuais
00/00/0000 Cerca de 20% da população mundial apresenta algum transtorno psíquico

Entre 13% e 20% da população mundial sofre de algum transtorno psíquico em algum período da vida. Os transtornos mais comuns são as fobias sociais, específicas (animais e altura, entre outras), ansiedade generalizada, transtorno obssessivo-compulsivo (TOC) e agorafobia (medo de \"ter medo\" – crises de pânico). As fobias são consideradas transtornos de ansiedade, desencadeadas por situações específicas que não oferecem perigo real.

Para a psiquiatra Sabrina Toledo, as preocupações frequentemente se associam ao medo de morrer, de perder o autocontrole ou de enlouquecer. \"Para se ter ideia, apenas comentar sobre a fobia, muitas vezes, desencadeia a ansiedade nos pacientes\", argumentou a médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A médica destacou nque esses transtornos prejudicam consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes. \"As fobias específicas e sociais, por incluírem situações típicas do cotidiano, podem afetar bastante as pessoas. Medo de altura, de animais domésticos, de sexo e de se comunicar com outros são algumas das que mais podem atrapalhar a vida da população\", explicou Sabrina Toledo.

Segundo a psiquiatra, as causas das fobias ainda são desconhecidas no meio médico. \"Esses transtornos podem estar ligados a eventos traumáticos, mas nem sempre esse é o caso. Muitas fobias aparecem com o paciente ainda criança e é difícil identificar as causas\".

O tratamento preferencial das fobias é comportamental (psicoterapia), com o apoio de profissionais para ajudar a lidar com o transtorno. Na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente é acolhido de acordo com o fluxograma de transtornos mentais nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), e então é encaminhado mediante suas necessidades específicas.

Fonte: Agência Brasília

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Gislaine | Pizza Á Bessa | AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação