Gastronomia Degustação
26/03/2017 Redação Cerveja com doce – saiba como harmonizar a bebida com suas sobremesas favoritas

Cada vez mais as cervejas artesanais têm ganhado o paladar das pessoas. Com essa demanda, é bem fácil encontrar os vários tipos de rótulos nos bares e restaurantes da cidade, fazendo com que a bebida acompanhe a refeição da entrada até a sobremesa. No entanto, algumas dúvidas podem surgir, como qual tipo harmonizar, principalmente com as sobremesas que não são tão comuns de serem consumidas com a bebida. A principal dica é levar em consideração a intensidade da cerveja, para que nenhum sabor se sobreponha a outro. 

A Stout, por ser marcada com notas de cacau, combina perfeitamente com o chocolate. “Por conter raspas de cacau e rapadura, o sabor da Stout remete a uma ótima sensação no paladar, já que os sabores se equivalem”, afirma Thomé Calmon, da Debron Bier. O líquido pode ser combinado perfeitamente com um  Petit Gateau ou uma torta de chocolate. Outra combinação interessante são as cervejas de trigo. Já que elas não passam pelo processo de filtração, a grande pedida são sobremesas mais leves, como doces a base de banana ou doce de leite. É o caso da Witbier, uma cerveja de trigo clara de baixa fermentação, que possui notas de coentro e laranja; combina perfeitamente com uma cartola. 

Outra cerveja é a IPA, que confere uma boa harmonização com sabores fortes e picantes. Por ser uma cerveja cheia de lúpulo, o sabor amargo e frutado da bebida é bem marcante.  Dessa forma, sobremesas como uma torta de maçã caramelada ou um bolo picante de gengibre são perfeitos. “Uma boa dica para harmonizar a cerveja com a sobremesa é prestar atenção na composição. Cervejas que levam cacau na composição combinam com chocolate, já as que levam canela ficam bem com sobremesas que levam o ingrediente e assim por diante.”, finaliza Calmon.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS