Cientista da Flórida, EUA, bate recorde de tempo vivendo debaixo d’água

Joe Dituri anunciou que pretende chegar a 100 dias nas profundezas, em nome da ciência

Um cientista da Flórida que se autodenomina Dr. Deep Sea (Dr. Mar Profundo) quebrou o recorde de maior tempo vivido debaixo d’água.

Em uma postagem no Instagram, o veterano da Marinha dos EUA Joe Dituri anunciou que passou 73 dias em um habitat no fundo do mar e planeja passar um total de 100 dias nas profundezas em nome da ciência.

“Sinto-me humilde porque minha curiosidade pela descoberta me trouxe até aqui. Meu objetivo desde o primeiro dia foi inspirar – não apenas para as próximas gerações – mas para cientistas de todo o mundo que estudam a vida submarina e como o corpo humano funciona em ambientes extremos”, escreveu Dituri.

“E embora quebrar o recorde mundial seja um marco emocionante, minha missão não termina aqui. Tenho mais alguns dias no fundo do mar para conduzir pesquisas, interagir com alunos de todas as idades e continuar minha jornada de descoberta.”

Dituri pretende voltar à superfície no dia 9 de junho, quando passará por “um exame aprofundado por uma equipe de médicos para saber mais sobre como o corpo reage a esse ambiente”, disse ele em outro post no Instagram.

O engenheiro biomédico, que é professor associado da University of South Florida, tem documentado sua experiência no Instagram e no YouTube, compartilhando seu dia-a-dia debaixo d’água com os telespectadores.

Dituri vive no Jules’ Undersea Lodge, um habitat de aço e vidro a 9 metros abaixo da superfície de uma lagoa em Key Largo, Flórida, EUA.

A pousada, que normalmente recebe hóspedes pagantes, fica no leito do mar e é preenchida com ar comprimido para evitar inundações, segundo seu site.

“É o primeiro e único hotel subaquático onde o mergulho é a única maneira de chegar ao seu quarto”, diz o site.

De acordo com o Guinness World Records, o recorde de maior tempo vivendo debaixo d’água em um habitat fixo era anteriormente detido por dois biólogos americanos, Bruce Cantrell e Jessica Fain, que passaram 73 dias no mesmo alojamento submarino de Dituri.

O projeto mais recente faz parte da pesquisa de Dituri sobre como os humanos podem sobreviver em um ambiente isolado e confinado, de acordo com seu site.

Em setembro, Dituri planeja fazer um voo em um avião modificado no qual poderá experimentar a gravidade zero várias vezes.

“Tudo faz parte de seu sonho de se tornar um astronauta civil e viajar para o espaço até 2026”, diz o site de Dituri.

*Com informações de CNN

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *