Cultura Diversão e Arte
00/00/0000 Cineminha no almoço

Cinco filmes realizados no Distrito Federal foram reunidos para emprestar apelo infantil ao projeto Curta ao Meio-Dia. Criada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para servir como opção durante o horário do almoço, a programação gratuita já ocupa a sala de cinema da instituição há um mês. Agora, com a proximidade das férias escolares, entra em cartaz o ciclo Especial para Crianças. Às sextas, aos sábados e aos domingos, cada sessão (de 52 minutos) exibe os mesmos cinco curtas-metragens. Fazem parte da seleção, apresentada pela curadora Daniela Marinho, os recentes Meu Amigo Nietzsche (2012), de Fáuston da Silva, e O Filho do Vizinho (2010), de Alex Vidigal. O primeiro traz um menino que experimenta uma revolução pessoal ao encontrar um livro do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) na lata do lixo. Um garoto também é protagonista da obra de Vidigal. O personagem encapetado vive às turras com a vizinhança.

 

\"\"

A Menina e o Espantalho: filme de Cássio Pereira dos Santos (Foto: Divulgação)

 

Também são contemplados na mostra A Menina e o Espantalho (2008), de Cássio Pereira dos Santos, e A Lente e a Janela (2005), de Marcius Barbieri. Ambas as produções têm protagonistas femininas. No trabalho de Cássio, uma criança cuida de um arrozal enquanto sonha em aprender a ler. Já Barbieri investiga as transformações de uma garotinha que ganha uma filmadora como presente de Natal. Fechando a lista de escolhidos pelo CCBB, Peixe Sapiens, de Clarice Veras, merece destaque por seu pioneirismo. Produzido em 1992, na Universidade de Brasília (UnB), revela uma história de cunho ecológico feita em técnica experimental de animação — numa época em que tal gênero ainda era raridade no cinema brasileiro. Livre. 

 

Centro Cultural Banco do Brasil – Sala de Cinema (70 lugares). Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, lote 22, fone: 3108-7600. Sexta, sábado e domingo, 12h e 13h30. Grátis. A partir de sexta (28). Até 21 de dezembro. 

 

Fonte: Veja

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação Gislaine | Pizza Á Bessa |