Cultura Agenda
29/03/2017 Redação Circolo Amici Italia recebe novos membros
Redação
Fotos: Eliane Loin

A associação de italianos em Brasília, Circolo Amici Italia (CAIT), iniciou nessa terça-feira, 21, uma campanha para novas adesões. Italianos, descendentes e amantes da cultura italiana estão sendo convidados a fazer parte do grupo criado em setembro do ano passado. Diversos interessados participaram de um coquetel, no restaurante Hostaria dei Sapori, na 212 Sul, onde a diretoria do CAIT apresentou os propósitos da associação e uma agenda de eventos que pretende realizar durante esse ano. O Circolo Amici Italia tem o apoio da Embaixada da Itália.

CAIT14

“O CAIT será o ponto de encontro das pessoas que têm interesse na cultura da Itália. Vamos nos ver pelo menos uma vez ao mês, buscar uma integração maior por meio de eventos culturais, sociais e esportivos.”, explicou o presidente do Circolo, Giuseppe Modafferi, que vive no Brasil há nove anos. Segundo ele, há cerca de três mil italianos e descendentes diretos de italianos em Brasília e cerca de cinco milhões no Brasil. “A pessoa que vem de longe tenta fazer uma nova família de amigos. A amizade é um valor muito forte na Itália”, ressaltou.

Os associados terão acesso a promoções em restaurantes, cinema e demais eventos culturais. Já há uma lista de benefícios, que podem ser resgatados junto a 15 parceiros: entre eles, desconto de 15% em restaurantes italianos, pousada em Pirenópolis, plano de saúde, consulta médica e até apoio no processo de cidadania italiana.

Ao apresentar o Circolo, a editora do site e revista Embassy Brasília e diretora de comunicação do CAIT, Liz Lobo, destacou a importância da campanha de adesão ao grupo e da participação nos eventos na área cultural e gastronômica que a entidade fará. “Somos apaixonados pela Itália, por sua cultura, que agora passa a ser mais divulgada e preservada pelos italianos que vivem aqui e por nós brasileiros que a admiramos”, comentou. Já o romano Marco Rombolini, empreendedor há 10 anos no Brasil, explicou que o Circolo nasceu a partir de um grupo de amigos que desejava expressar a raiz cultural da Itália, não só da gastronomia, mas também da história e do jeito de ser italianos.

Atrações – São muitos os eventos programados pela CAIT para este ano. O primeiro está marcado para o dia 19 de abril, às 19h, com a exibição do filme Pranzo di Ferragosto, no Teatro do Sesc do Setor Comercial Sul. O ingresso vai custar R$ 10,00 para sócio do CAIT e RS 15,00 para o público em geral. Nos dias 12 e 13 de agosto, já está prevista o Bella Itália Ferragosto, no estacionamento 4 do Parque da Cidade, que será um festival de gastronomia e vinhos e apresentações culturais, o qual se repetirá nos dias 8 e 9 de setembro, em Pirenópolis, Goiás.

A programação do Circolo prossegue em outubro com o Bella Itália Solidariedade, no Iate Clube de Brasília; e em novembro, na Feira Internacional das Embaixadas. Para 2018, será organizado um Carnaval Veneziano e o Giro d’Itália, entre muitas outras atrações.

CAIT10

Como se associar – Para se tornar sócio, os interessados devem fazer um depósito de R$ 100,00 no Banco do Brasil; agência: 1230-0, conta corrente: 132268-0. Esse valor é anual. Em seguida, deve enviar um e-mail para circoloamiciitalia@gmail.com com o comprovante e cópia digitalizada do documento de identidade com foto.  Depois é só aguardar as instruções do CAIT.

CAIT13

Além do presidente Giuseppe Modafferi, da diretoria do Circolo Amici Italia tem dois vice-presidentes, os também italianos Marco Rombolini e Alessandro Cossu. O secretário é Gabrieli Cornelli. No Departamento de Cultura, Adriana Beltrame; Mídia, Liz Lobo; Imprensa, Matteo Rossi; Evento, Andrea Ferrini; e no Conselho Fiscal, Michel Casalino, Maurício Sobrinho e Romolo Lazzaretti.  O CAIT não tem fins lucrativos e possui também o apoio do Comitês Brasília (Comitês dos Italianos no Exterior). Mais informações pelo telefone 61-99380-2161

CAIT11

 

Via: Embassy Brasília

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS