Gastronomia Degustação
16/11/2017 Redação Comer com os olhos: o poder da boa apresentação dos pratos

Em gastronomia, considera-se um bom prato aquele capaz de despertar os sentidos. Quem nunca lembrou da comida favorita apenas ao sentir seu aroma? Tão importante quanto o paladar e o olfato, a visão é responsável por atrair degustadores. A apresentação do prato é o primeiro contato do público com a experiência de degustar uma boa gastronomia. Sendo assim, é fundamental uma boa dose de criatividade e cuidado.

Assim como as telas para os pintores e a cerâmica para o artesão, o chef tem no prato a possibilidade de criar e servir a sua arte. "Na hora que montamos um prato imprimimos todo conceito que queremos passar para o cliente. Por isso, o cuidado e a preocupação com uma boa apresentação. Tem refeição que você olha e não tem vontade de comer, porque a disposição dos ingredientes não está satisfatória, e a comida pode ser maravilhosa. Uma refeição pode alcançar outros sabores com uma apresentação adequada", afirma o chef do Ponte Nova, Joca Pontes.
 
Para vivenciar uma verdadeira experiência gastronômica, cada sentido deve ser despertado. "Na apresentação de um prato, a escolha das iguarias e disposição não são aleatórias. Visão, olfato, paladar. Essa é a ordem para despertar um momento único e exclusivo para uma excelente experiência gastronômica", afirma o chef Biba Fernandes, do restaurante peruano Chiwake. 

Abaixo separamos alguns pratos de restaurantes renomados e tradicionais do Recife que dá água na boca só em olhar: 

Beijupirá – Localizado no Empório Gourmet na Reserva do Paiva, o Beijupirá oferece inúmeras opções, de saladas a pratos principais. O destaque são os frutos do mar. No “Camarão dos Carneiros”, os camarões vêm ao molho de gorgonzola, acompanhados de arroz de goiaba com bacon crocante. Já o “Camaranga” tem camarões flambados puxados na manteiga com fatias de manga grelhada com especiarias, servido com arroz de aipo.  

Ponte Nova -  O restaurante, do Chef Joca Pontes, apresenta um cardápio enxuto com base na culinária francesa, porém utilizando ingredientes regionais. Todas as receitas são pensadas e formuladas para reproduzir clássicos da culinária europeia com um toque tipicamente nordestino. O destaque é o prato da Boa Lembrança, o Porquinho Lá e Lô. Na receita, além de uma linda apresentação,  mignon de porco marinado no missô grelhado, arroz cremoso com aspargos verdes na chapa, crocante de feijão verde e poeira de bacon. Outra opção é o Ovo Molê. Na receita, Ovo caipira “mollet” sobre pirão de queijo ao açafrão da terra, bacon Yaguara e farofa de pão integral. 

Serviço:

Endereço: Rua do Cupim, 172, Graças. Recife

Funcionamento: Terça a Sábado às 19h. Sexta e domingo das 12h às 15h30.

Telefone: (81) 3327-7226 

Reserva – Localizado no Sheraton Reserva do Paiva, o restaurante é comandado pelo Chef Fernando Fonseca. Suas composições surpreendem pelo visual e sofisticada fusão de ingredientes regionais e internacionais. No prato, que é uma verdadeira obra de arte, Tartar de atum com abacate com redução de balsâmico e brotos variados de agrião, rabanete e beterraba. 

Endereço:

Sheraton Reserva do Paiva

Avenida A, Nº 04, Quadra F1, Lote 4A3 – Loteamento Reserva do Paiva, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.

Telefone: (81) 3312-2000

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
beylikdüzü evden eve nakliyat sarıyer evden eve nakliyat ataköy evden eve nakliyat şişli evden eve nakliyat