Gastronomia Receitas do Mês
00/00/0000 Conserva de Pimenta

Neste aniversario de 1 ano da Revista Pepper, não poderíamos deixar de trazer para nosso público leitor a receita que é a nossa marca: muita pimenta! Almoço em família, jantar com os amigos ou um belo churrasco de domingo. Para ser um excelente anfitrião nessas ocasiões, nada melhor do que oferecer como acompanhamento uma conserva caseira de pimentas. Fácil de fazer, ainda pode enfeitar o ambiente gourmet.

Ingredientes
500g de pimenta de sua preferência (pode ser de tipos variados)
400ml de vinagre de álcool branco
2 colheres (sopa) de sal
folhas de louro a gosto
dentes de alho a gosto
1 talo de alecrim
1 vasilhame de vidro de 1 litro

Preparo

Esterilização
Antes de fazer qualquer conserva, é fundamental que o pote de vidro seja esterilizado. Escolha um pote de vidro que possua uma tampa que vede bem e lave com água e sabão (ou detergente). Pegue uma panela e forre o fundo com um pano limpo, Coloque o pote e cubra com água. Deixe ferver por 15 minutos. Quando faltarem cinco minutos, jogue a tampa, para também ser esterilizada. Deixe esfriar naturalmente, para que não quebre. Depois que esfriar um pouco, coloque o pote e a tampa sobre um pano limpo com a boca para baixo e deixe secar.

A conserva
Besunte as mãos com óleo ou azeite. Isso fará com que a ardência das pimentas não passe para as mãos. Retire os cabinhos das pimentas que for usar, descarte as pimentas que estiverem machucadas, com pintas pretas ou murchas. Lave as pimentas em água corrente. Depois coloque-as numa peneira para que sequem completamente.
Com o pote esterilizado, comece a colocar as pimentas em camadas, de acordo com sua preferência. Com a ajuda de um espetinho de madeira para churrasco, vá arrumando as pimentas para formar as camadas ajeitadas. Se desejar, coloque folhas de louro e dentes de alho a gosto para dar um sabor a mais. Depois de preencher o vidro com as pimentas, despeje o vinagre com sal até a boca e tampe bem o vidro.

Curiosidades
- O vinagre e o sal são conservantes naturais. Eles farão com que a conserva dure por 1 ano aproximadamente.

- Use, preferencialmente, vinagre branco com acidez entre 4 e 6%.

- Se você adicionar uma colher de pinga na conserva de vinagre (depois que estiver pronta), a pimenta ficará mais picante.

- Algumas especiarias podem ser adicionadas às conservas para dar um toque especial. As mais utilizadas, além do louro, são: manjericão, tomilho, pimenta do reino, gengibre, cebolinha, salsinha e sementes de mostarda.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper