Gastronomia Receitas do Mês
13/09/2016 Amanda Barros Cuzcuz marroquino, paulista, nordestino?

O que é cuscuz? É um prato árabe originário da região norte da África que é preparado com sêmola de cereais, normalmente o trigo. Tradicionalmente é preparado no vapor de uma cuscuzeira e servido de diversas formas e com inúmeras combinações. Na Tunísia, o cuscuz tem “status” de prato nacional, mas em Marrocos e na Argélia também é muito valorizado nas suas culturas. O cuscuz foi escolhido pelos franceses em 2011, como o prato mais popular.

Dá África, ao longo do tempo foi se espalhando. Chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses que já o cosumiam diariamente no século XVI. Aqui descobriram que os índios já tinham um tipo de preparação semelhante, mas utilizando os frutos da terra, a mandioca, o milho e outros. O nome ficou o que veio com os portugueses, mas a forma de preparar ficou as já praticadas aqui. Atualmente, na maioria das vezes, se usa farinha de milho, tanto para o cuscuz nordestino, normalmente doce e consumido com leite e seus derivados, ou para o feito no sudeste, mais conhecido como cuscuz paulista que é salgado e temperado com camarões, sardinhas, azeitonas, ervilhas, tomates, palmitos e o que mais quiserem colocar.

Mas hoje vamos dar uma receita e um jeito bem fácil de fazer um cuscuz marroquino.

Uma xícara de chá de cuscuz (sêmola de trigo) dá para 3 porções. Sempre a quantidade de água será a mesma da de sêmola, ou seja, para uma xícara de sêmola você vai usar uma xícara de água. Deixe a água ferver, junte uma colher de manteiga ou azeite, coloque em cima da sêmola em uma vasilha e cubra com um pano por uns 10 minutos. Utilize um garfo para soltar a sêmola. Tempere com sal e pimenta síria. Você pode agregar uma infinidade de ingredientes, tais como, cogumelos, legumes, frutas, nozes e castanhas. Pode servir com carnes com molho etc. Eu gosto de servir bem leve, corto abobrinha, berinjela e pimentão amarelo bem pequenino e tosto no azeite. Adiciono ainda tomate e cola roxa cortados bem pequenos, salsinha e um pouco de hortelã picado. Agora vá para a cozinha e invente o seu jeito! Bom apetite!

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS