Lifestyle Comportamento
24/12/2015 Dicas para evitar acidentes com seu pet no Natal

Todos os anos, os casos de acidentes com os enfeites natalinos surpreendem os donos de pets

Pet no Natal (Foto: Thinkstockphotos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem poderia imaginar que aqueles objetos tão lindos poderiam  esconder um perigo justamente para os nossos melhores amigos? E atualmente, com a variedade de enfeites disponíveis, os acidentes só aumentam. Um levantamento realizado este ano aponta que nos últimos 30 anos, houve um aumento de mais de 150% em acidentes deste tipo! Isto porque a quantidade de enfeites nos lares brasileiros esta cada vez maior e a cada ano ficam mais incrementados. Mas quem pode sofrer com isto são nossos bichinhos de estimação.

Bolas brilhantes de vidro e luzes pisca-pisca comuns desde a década de 90 representam um grande risco aos animais. Os acidentes mais comuns são os cortes com as bolas de vidros que estilhaçam ao caírem da árvore,  formando pontas e cacos perigosos aos bichos. Choques elétricos com as luzinhas pisca-pisca  podem causar queimaduras e machucados na boca dos animais que exploram estes “novos brinquedos” roendo ou puxando os fios destes enfeites. As pequeninas lâmpadas também são perigosas pois podem, além do choque, cortar a região do palato e se ingeridos podem causar perfuração do estômago e intestinos. E o que dirá daqueles pequeninos enfeites que deixam nossa árvores repletas e coloridas? Por serem objetos pequeninos, se abocanhados pelo pet podem ser engolidos,  sendo necessário realizar endoscopia ou cirurgia de emergência  para a retirada deste corpo estranho. 

É possível decorar a casa com segurança para todos? Sim, é possível se forem seguidas algumas dicas valiosas:

1 – Evite fios e enfeites pequenos ao alcance do pet.
2 – Use somente enfeites de plástico ou pelúcia que não quebrem com facilidade nem solte pedaços.
3 – Gatos são exploradores natos e não é possível colocar objetos no alto fora do alcance deles como fazemos com os cães, por isso a atenção e o cuidado devem ser redobrados.
4 – Algumas novidades como luzes pisca-pisca com bolinhas luminosas de plástico e não de vidro, iluminadas através de pilhas ou enfeites que tem as baterias são carregadas por energia solar para os jardins são excelentes opções para casas com pets. Isto porque a corrente elétrica da energia solar gerada também não é suficiente para promover choque no bicho, mesmo quando molhados.
5 – Apesar de serem mais seguros devemos lembrar que todo e qualquer objeto, deve ser sempre utilizado de maneira responsável quando se trata de crianças e animais.
6 – De preferencia a plantas de plástico que não trazem risco de intoxicação (como algumas plantas naturais ornamentais).
7 – Certifique-se que a arvore de Natal esta firme em seu apoio evitando que caia caso algo nela seja “fisgado”.

Pois no Natal, o melhor presente é ter aqueles que amamos ao nosso redor, com saúde e segurança, sempre!

 

Fonte: Época

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Gislaine | Pizza Á Bessa | AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação