Destaque Curiosidades
22/08/2017 Redação Dossiê da queratina: saiba como usar e os cuidados com o produto Já presente nos cabelos, a proteína é essencial para combater os danos capilares causados pelos agentes externos, como o excesso de sol e a poluição

É só falar em queratina que já dá para imaginar o cabelo mais brilhoso e encorpado. Isso se dá porque o cabelo é constituído em 90% pela proteína, se tornando essencial para vitalidade e crescimento dos fios. A queratina é essencial para o cabelo, pois age como uma “argamassa” que sela as camadas do fio, deixando-o mais brilhoso e protegendo da ação do sol, água do mar e piscina, colorações e química, além de garantir força, elasticidade e resistência. A falta deixa os fios sensíveis, pois as cutículas capilares ficam abertas deixando a camada interna exposta, o que ocasiona a perda de nutrientes, água e mais queratina. 

Algumas agressões naturais causadas ao cabelo danificam o fio e demandam a reposição da queratina. Utensílios de calor, como secador e chapinha, são grandes vilões, assim como a exposição ao sol. Para devolver a queratina perdida é importante fazer uma cauterização ou reconstruções periódicas. O ideal é que o tratamento utilizando a proteína seja feito a cada 15 dias, pois o uso em excesso pode acarretar no enrijecimento do fio levando até a quebra. 

Com o cabelo limpo e úmido, aplique uma queratina líquida sem enxágue em todo o comprimento do cabelo, evitando a raiz. Depois é só aguardar alguns minutos, enxaguar e hidratar com uma máscara e finalizar como um leave in. A queratina liquida da Vitiss Cosméticos, por exemplo, possui extrato de romã que além de devolver a proteína perdida, age na fixação da cor, evitando o desbotamento e proporcionando cores vibrantes e duradouras. 

Para os fios que estão elásticos e muito porosos, ainda há a opção de fazer um tratamento mais profundo. A dica é utilizar uma máscara reconstrutora (que possui queratina na composição). Após lavar com shampoo, aplique a queratina líquida e aguarde dez minutos; em seguida, aplique a máscara enluvando pequenas mechas do cabelo, aguarde quinze minutos e, por fim, enxágue e condicione.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS