Destaque Atuais
00/00/0000 Eclipse total com superlua que acontece neste domingo só se repetirá em 2033

Um eclipse lunar completo em plena superlua. É isso que nos reserva o próximo domingo, 27, e que está deixado os apaixonados por astronomia em polvorosa. A junção dos dois eventos é tão rara que aconteceu apenas apenas cinco vezes ao longo do último século, de acordo com a NASA. A última foi em 1982.

Motivos para não perder o espetáculo não faltam. Depois de domingo, o fenômeno só acontecerá de novo em 2033. Esta superlua, segunda de 2015, estará ainda mais próxima da superfície terrestre do que a última, que ocorreu em agosto.

Para melhorar a coisa toda, dependendo da previsão do tempo, o espetáculo poderá ser visto com nitidez de todo o território brasileiro por volta das 22h, horário em que a Lua começará a escurecer e a ganhar uma coloração avermelhada, a popular “Lua de Sangue”.

Depois de uma hora, o astro ficará completamente "coberto", e só voltará ao normal por volta de 1h30 da madrugada de segunda-feira.

Entenda o fenômeno

O eclipse lunar total ocorre quando a Lua passa pela sombra projetada pela Terra com a luz recebida do Sol. A cor avermelhada é explicada pela influência da atmosfera nos raios de luz. Já as superluas acontecem quando quado nosso satélite natural está mais perto, já que sua órbita é elíptica. A impressão nesses dias é de que ela fica 30% mais brilhante e 14% maior.

Via Galileu

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação Gislaine | Pizza Á Bessa |