Destaque Atuais
00/00/0000 Eiji Tsubaraya inspira doodle do Google
Eiji Tsubaraya, cineasta japonês que criou os efeitos especiais de Godzilla e Ultraman, é homenageado pelo Doodle do Google. (Foto: Reprodução/Google)
Eiji Tsubaraya, cineasta japonês que criou os efeitos especiais de Godzilla e Ultraman, é homenageado pelo Doodle do Google. (Foto: Reprodução/Google)

Google comemora nesta terça-feira (7) o aniversário do cineasta e diretor de efeitos especiais japonês Eiji Tsuburaya, que completaria 114 anos caso estivesse vivo. O criador do Ultraman e do Godzilla morreu aos 69 anos em 25 de janeiro de 1970. O Doodle do Google brinca com a especialidade do cineasta: os efeitos especiais.

Apaixonado por aeromodelismo quando criança e empregado na área de pesquisa de uma companhia de brinquedos, Tsuburaya entrou para o meio cinematográfico como assistente de câmera da empresa Nikkatsu, de Quioto, em 1919.

Só foi em 1930, no entanto, que ele começou a trabalhar com efeitos especiais. Uma de suas grandes inspirações foi o filme “King Kong”, de 1933. “Quando eu trabalhei no Nikkatsu, ‘King Kong’ veio a Quioto e eu nunca esqueci esse filme. Eu pensei comigo, ‘Eu, um dia, farei um filme de monstro como esse.”

Dito e feito. Ele foi o responsável pela “mágica” do primeiro “Godzilla”, de 1954. Assista abaixo reportagem sobre os 60 anos do monstro.

Antes disso, durante a Segunda Guerra Mundila, ele produziu filmes de propaganda. Segundo uma lenda do mundo do cinema, as filmagens de “A Guerra no Mar, do Havaí à Malásia” impressionaram tanto a tropa norte-americana que o General MacArthur decidiu vender o longa à Frank Capra, para que ele usasse na divulgação oficial do ataque a Pearl Harbor (investida japonesa que motivou oficialmente a entrada dos Estados Unidos no conflito).

O monstro que destrói partes do Japão foi construído com uma técnica adaptada por Tsubaraya dos filmes japoneses de catástrofe. Em vez de recorrer ao “stop motion” com que o King Kong fora feito, ele vestiu um homem com uma roupa de borracha.

Outro famoso personagem também ganhou vida dessa forma. Na série de TV “Ultraman”, de 1966, o herói título destruía boa parte das cidades onde lutava contra monstros.

 

Fonte: G1

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação Gislaine | Pizza Á Bessa |