Cultura Diversão e Arte
02/01/2020 GLOBO.COM Em 2019, o mundo da moda não teria sido o mesmo sem estas 10 mulheres QUE lista! Elas fizeram história, principalmente, ao falar sobre diversidade e inclusão no mercado
GLOBO.COM
GLOBO.COM

O mundo da moda em 2019 foi animado: Met Gala com o tema mais divertido ever, a ascenção da Geração Z dando a letra sobre o estilo dos xóvens (alô, Euphoria e Billie Eilish!) e Rihanna dominando a indústria com as suas empreitadas fashionistas.

Ao mesmo tempo, a moda nunca esteve mais ativista – ainda bem! Se destacou quem lutou por inclusão, body positivity e a quebra de padrões.

Aqui, reunimos 10 mulheres que marcaram o ano de 2019 pelo seu trabalho e influência no mundo da moda. Relembre e vem festejar com a gente este girl power maravilhoso!

RIHANNA

 

Mulheres que marcaram a moda em 2019 (Foto: Reprodução Instagram)

Com a estreia de sua label de roupas de luxo Fenty, Riri se tornou a primeira mulher negra a ser CEO de uma marca do grupo LVMH. Além disso, o desfile de lingerie da sua Savage x Fenty, que aconteceu na NYFW, balançou as estruturas do universo de roupas íntimas ao explorar a diversidade de corpos. Bella Hadid falou publicamente que mesmo já tendo participado de outros shows de lingeries, foi desfilando para a Savage x Fenty que ela realmente se sentiu poderosa e sexy pela primeira vez.

LIZZO

Mulheres que marcaram a moda em 2019 (Foto: Reprodução Instagram)

Indicada para ~apenas~ 8 Grammys, Lizzo não só dominou a música, como também balançou o mundo da moda com seus looks grifados feitos sob medida. Ativista do body positivity, Lizzo cruzou tapetes vermelhos vestida de Marc Jacobs, Valentino, Moschino...

BILLIE EILISH

Mulheres que marcaram a moda em 2019 (Foto: Reprodução Instagram)

Outro superdestaque do mundo da música (com 17 anos, ela foi a cantora mais nova da história a ser indicada nas quatro principais categorias), Billie Eilish usa a moda para libertar jovens meninas como ela de padrões estéticos. Sempre com roupas bem largas, Billie justifica os looks oversized como uma maneira de se proteger de julgamentos baseados no seu corpo. Para ela, a intenção também é servir de exemplo para outras garotas, mostrando que elas podem se vestir do jeito que quiserem, sem se preocupar com questões de gênero.

ZOZIBINI TUNZI

Mulheres que marcaram a moda em 2019 (Foto: Reprodução Instagram)

“Eu cresci em um mundo onde mulheres que se parecem comigo, com a minha pele e o meu cabelo, nunca foram consideradas bonitas. Já chegou a hora de pararmos com isso. Quero que crianças olhem para mim e vejam seus rostos refletidos no meu.” PÁH! Foi com esse discurso poderoso que Zozibini venceu o concurso de Miss Universo 2019, quebrando o jejum de 8 anos desde que uma mulher negra foi eleita para o título.

VIRGINIE VIARD

 

Virginie encarou a difícil missão de assumir o posto de Karl Lagerfeld na Chanel após o seu falecimento, em fevereiro deste ano. O kaiser ocupava o cargo de diretor criativo da marca desde 1983. Virginie era o braço direito de Lagerfeld e, há anos, já acompanhava de perto o processo de produção das coleções sempre em muita sintonia com o designer. As primeiras coleções da diretora artística em voo solo foram muito bem recebidas pelo mundo da moda. 

SINÉAD BURKE

Mulheres que marcaram a moda em 2019 (Foto: Reprodução Instagram)

Presente nos principais desfiles da temporada de moda gringa, a escritora e ativista irlandesa Sinéad Burke desafia a indústria a ser mais acessível para todos os tipos de corpos. Seu projeto paralelo é o podcast “As me with Sinéad”, onde ela bate um papo sincerão com grandes nomes da moda, tipo Victoria Beckham.

MEGHAN MARKLE

Mulheres que marcaram a moda em 2019 (Foto: Reprodução Instagram)

A duquesa ganha uma medalha de high status fashion por dois motivos: o primeiro é que sim, tudo o que ela veste esgota nas lojas como um passe de mágica. A duquesa é campeã em buscas na internet e seu estilo virou referência mundial, tanto que até foi convidada para ser editora-contribuinte da “September Issue” da revista Vogue britânica. Segundo porque toda vez que ela quebra um protocolo da realeza britânica (tipo usar calças e esmalte escuro) as mulheres da internet vibram junto com ela. You go, Meghan!

LADY GAGA

Mulheres que marcaram a moda em 2019 (Foto: Reprodução Instagram)

Em 2019, com o Met Gala, o mundo aprendeu sobre o termo “camp”. E se tem alguém que incorporou esse estilo muito antes dele cair nos gostos dos fashionistas atuais foi a Lady Gaga. Não à toa, a cantora foi responsável pelo momento mais épico do mundo da moda este ano: sua entrada no pink carpet do Met Gala exibindo todos os seus 4 looks. Que momento, migxs, que momento!

HUNTER SCHAFER + BARBIE FERREIRA

Mulheres que marcaram a moda em 2019 (Foto: Reprodução Instagram)

Os últimos nomes da lista vêm em dupla! As estrelas do seriado Euphoria viraram referência de estilo and também representatividade para a geração de jovens que acompanhou os episódios da primeira temporada. Os looks e makes usados pelas meninas da série viraram até tema de festa a fantasia e ajudam uma geração a se expressarem de maneira livre e inclusiva.

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Gislaine | Pizza Á Bessa | AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação