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04/06/2017 Redação EMS: conheça treino com choque que caiu no gosto das famosas Bruna Marquezine e Grazi são algumas celebs que praticam a Eletroestimulação Muscular, treino de 20 minutos com choque que vale por uma hora. Nossa repórter Paula Mello testou e relata a experiência
Foto: Reprodução/Instagram

Já imiginou praticar exercícios físicos tomando choque? Este método se chama EMS [Eletroestimulação Muscular] e é feito por meio do aparelho Miha Bodytech, importado da Alemanha. Bruna MarquezineSasha MeneghelGrazi MassaferaGiovanna EwbankAngélica e Carolina Dieckmann são algumas famosas que praticam o treino na Impulse, no Rio, primeiro estúdio no Brasil especializado na técnica. Atletas como o velocista Usain Bolt e o tenista Rafael Nadal também fazem EMS. Nossa repórter Paula Mello testou o treino no Estúdio Motriz, em São Paulo, com o personal trainer Rodrigo Ruiz.

Para praticar EMS é necessário usar uma roupa especial e colocar um colete com eletrodos que, ao serem umidificado com água, permitem a condução da eletricidade. Também coloquei uma faixa nos braços, coxas e no bumbum na altura quadril conectadas a esse colete. Com a roupa vestida, é hora de começar o treino. A máquina mostra os movimentos na tela e eu fui imitando com o acompanhamento do personal trainer, que também passa exercícios. Enquanto pratica o treino, você vai sentindo os choques, que podem ser mais leves ou intensos, dependendo da intensidade que o profissional coloca.

No meu caso, fiz um treino de força muscular e aeróbico, com exercícios como agachamento, polichinelo, abdominal, prancha, com uma intensidade alternada, às vezes mais forte, às vezes mais leve. A máquina também pode ser usada para outros exerícios, como lutas e ballet fitness. Isso vai depender do seu objetivo, por isso, é importante que orientador físico personalize o seu treino.

Bruna Marquezine durante o treino de EMS (Foto: Reprodução/Instagram)

O personal trainer Chico Salgado, que trabalha com as famosas no Rio, me explicou que com este treino é possível atingir até 90% das fibras musculares, o que é quase impossível quando se malha com peso livre, por exemplo. "Na academia você faz uma contração muscular. Quando você faz o treino com a Miha Bodytech a contração é mais profunda", acrescenta Rodrigo, que diz que o EMS alcança até 300 músculos. "Comparando com a contração voluntária máxima, você consegue até 30% a mais com a eletroestimulação", diz ainda o ortopedista Tomas Mosaner.

Tomas também explica importânica de dar novos estímulos ao corpo. "Um dos segredos para você ter melhores resultados é dar estímulos diferentes, e o EMS é um estímulo totalmente diferente. Se você faz sempre o mesmo treino, tem sempre o mesmo estímulo, uma hora você estabiliza, não avança mais."

Carol Neves, cunhada da Grazi Massafera, em treino de ballet fitness (Foto: Nelson Faria)

O que também é muito bacana no treino, segundo Chico, é que você consgue dar ênfase a uma área do corpo. "Geralmente, as mulheres querem nos glúteos, pernas e abdome, então posso colocar mais intensidade nessas áreas. A maioria tem pânico de ficar forte, nesse caso pode-se por menos intensidade nos bíceps e costas", afirma. Além de melhor o tônus e dar força física, o treino ajuda na redução da celulite, que acontece por causa da ativação da circulação das musculatura, de acordo com Tomas.

20 MINUTOS
O treino todo acontece em apenas 20 minutos, mas, apesar do tempo ser curto, o treino exige força e cansa, saí de lá suando. Segundo Chico, esses 20 minutos valem, em média, o equivalente a 1h/1h20 de um treino normal.

Por ser rápido, é um método ótimo para quem tem a agenda apertada, mas não é permitido fazer todos os dias, segundo os profissionais. "O ideal é deixar de 1 a 4 dias de intervalo, dependendo da intensidade. Se você fez um treino muito intenso, é preciso dar 4 dias de intervalo. Pela contração muscular muito intensa, acorre aumento das enzimas musculares, que acaba gerando fadiga. É necessário dar tempo para o corpo metabolizar tudo isso para poder ter um novo estímulo", explica Tomás.

Bruna Marquezine e Chico Salgado (Foto: Reprodução / Instagram)

Eles sugerem praticar o EMS como um complemento do seu treino. "Se você faz um treino de força com Miha num dia, no outro dia você faz um cardio moderado, nada com força", diz Chico. "Se você já faz luta, funcional ou musculação, pode fazer o EMS uma ou duas vezes na semana."

Achei que no que pós-treino sentiria muita dor muscular, pois o único exercício físico que faço atualmente é corrida. Tive dores, mas leves, nada fora do comum. Para quem pratica EMS, os resultados são de médio a longo prazo. "Em dois meses, é possível ter um resultado mais evidente", afirma Tomás.

ONDE TREINAR
RIO DE JANEIRO
Impulse

(21) 99887-7875
R. Visconde de Pirajá, 228, Ipanema.

Bodypulse
(21) 99028-9081
(21) 99029-2711
Av. das Américas, 500. (Shopping Downtown - Bloco 16 - Loja 116).

SÃO PAULO
Estúdio Motriz
 
(11) 3885-0092
Av. Brasil, 564, Jardim América.

First Academia 
(11) 3063-3646
Rua da consolação, 3.249, Jardins.

BELO HORIZONTE
Synk Eletro Fitness 
(31) 98022-9919
Av. dos Bandeirantes, 506, Mangabeiras.

BRASÍLIA
Tekstudio 

(61) 3962-2910
Asa Norte Comércio Local Norte 107 BL C.

PORTO ALEGRE
BodyLounge 
(51) 9525-2605
R. Quintino Bocayuva 694, sala 305, Moinhos de Vento

 

Via: Revista Marie Claire

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