Cultura Agenda
00/00/0000 Escola de Música de Brasília comemora 40 anos com extensa programação

Musicais e concertos com variados estilos e instrumentos farão parte da programação de aniversário da Escola de Música de Brasília (EMB), que completa, nesta terça-feira (11), 40 anos. Durante todo o dia serão realizadas apresentações feitas por alunos e professores da instituição.

A comemoração começa, às 10h, com sessão solene da Câmara Legislativa do DF. Para finalizar, às 20h, será realizado um emocionante concerto da Orquestra Sinfônica da Escola de Música com a presença do Coro Sinfônico da unidade de ensino, sob a regência do maestro Joel Barbosa.

A EMB é considerada a melhor em educação musical e profissional da América Latina e está entre as melhores do mundo. Em 1963, o maestro Levino Alcântara reuniu um grupo de jovens músicos e, formando o Madrigal de Brasília, deu início ao que seria a Escola de Música. Funcionando inicialmente em Taguatinga e, posteriormente, no Colégio Elefante Branco,e Em 1974 a EMB ganhou sede definitiva na Avenida L2 sul.

A escola foi criada com o objetivo de atender o ensino profissionalizante de música e formar técnicos em instrumento e canto lírico. Aos poucos, a instituição assumiu o papel de escola musicalizadora ao receber crianças a partir de 7 anos e meio. O ensino de musicalização foi estendido ao adolescente e ao adulto, por meio de um curso pré-profissionalizante.

São aproximadamente 270 professores de matérias básicas, canto e instrumentos, que lecionam para mais de 2,5 mil alunos nos diversos cursos oferecidos. Com uma área construída de cerca de 5.500 m², a EMB possui 83 salas de aula, duas grandes salas de ensaio reversíveis para apresentação de música de câmera e um teatro com 480 lugares.

FORMAÇÃO

Atualmente, a escola oferece formação em todos os instrumentos de orquestra, piano, violão, canto lírico e música popular, além da prática de conjunto, banda, orquestra e canto coral. A unidade disponibiliza cursos de musicalização, pré-profissionalizante, profissionalizante, musicografia, musicografia Braille e o Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra).

Fonte: Agência Brasília 

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper