Lifestyle Bem Estar
00/00/0000 Estudo mostra que jovens que saem com mais amigos bebem mais álcool

Quanto maior a turma do bar, mais doses de álcool cada um está propenso a beber. Um estudo que avaliou o comportamento de 200 jovens da Suíça concluiu que o número de amigos com quem um indivíduo bebe influencia diretamente na quantidade de bebidas consumidas.

O estudo, feito pelo Instituto para Prevenção de Problemas com Álcool e Drogas da Suíça, foi publicado nesta quarta-feira (3) na revista científica \"Addiction\". Para chegar à conclusão, os participantes tiveram que responder, em seus smartphones, questionários online de hora em hora durante uma noitada no bar.

Em cada questionário, informavam a quantidade de amigos presentes e o número de doses consumidas. A conclusão do estudo foi que na medida em que aumentava o número de amigos, aumentava também o número de doses consumidas por hora.

Para os autores, é preciso combater essa tendência e passar a mensagem aos jovens de que a chegada de novos amigos não precisa ser seguida de uma nova rodada de bebida.

Neste fim de semana, a morte de um jovem universitário depois da ingestão de grande quantidade de álcool em uma festa open bar na cidade de Bauru chamou a atenção do país.

O médico Carlos Terra, presidente do Grupo de Fígado do Rio de Janeiro (GFRJ) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lembra que não há um antídoto eficaz conta a ingestão excessiva de álcool. \"A principal ação para não sofrer os efeitos deletérios do álcool é ter moderação\", diz.

Algumas medidas podem ajudar no retardo da absorção do álcool pelo organismo, como alimentar-se bem e manter-se hidratado. As conclusões do estudo, segundo Terra, são importantes para que as pessoas fiquem mais atentas. \"Ao sair em grupo, é preciso ficar atento porque pode acontecer de a pessoa ficar mais descontraída, mais liberada, e acabar passando da conta.\"

 

Fonte: G1

 

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Gislaine | Pizza Á Bessa | AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação