Cultura Diversão e Arte
19/01/2018 Redação Exposição Dragão Floresta Abundante lança catálogo e entrega pipa de ouro para vencedor de concurso Fazem parte da programação uma oficina de desenho com GPS e a entrega da “Pipa de Ouro” para o vencedor da performance “Fábrica de Pipas”.

O público poderá levar consigo um pouco da experiência vivida na exposição Dragão Floresta Abundante. No dia 20, das 16h às 18h, acontece o evento de lançamento do catálogo da mostra no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (CCBB Brasília), com a presença do artista Christus Nóbrega. O catálogo será vendido por R$ 45.

São 128 páginas com reprodução das obras que compõem a mostra, texto da curadora Renata Azambuja e entrevista com Christus Nóbrega, onde ele detalha o período de residência na China, os artistas chineses com os quais teve contato e como foram produzidas as obras que resultaram em Dragão Flores Abundante. Os textos estão em inglês e português e as legendas estão traduzidas também para o chinês.

A exposição Dragão Floresta Abundante é o resultado da residência artística do artista Christus Nóbrega ao visitar um território pouco conhecido e repleto de lacunas na China. O trabalho propõe uma rede de reflexões sobre diferentes tecnologias, desde as mais arcaicas – como o mapa e a pipa – até as mais modernas como o GPS de celular. A exposição fica em cartaz no CCBB Brasília até dia 21 de janeiro e tem entrada franca.

Oficina – O público poderá participar de uma oficina de Desenho com GPS (GPS Drawing). A técnica, que usa a tecnologia de geolocalização para criar obras de arte, foi escolhida por Christus Nóbrega para desenhar 89 linhas, cada uma com exatos 89 passos, na Praça da Paz Celestial, em Pequim. O local é famoso pela história do estudante de identidade desconhecida que parou uma linha de tanques de guerra durante um dos maiores protestos da história da China. O resultado pode ser visto na exposição.

O que desenhar? Sobre qual território? Como se movimentar?

A oficina, ministrada pelas performers da Fábrica de Pipas da mostra Dragão Floresta Abundante, vai mostrar como responder as três perguntas essenciais para o GPS Drawing e ensinar a criar sua própria obra.

As aulas acontecem no dia 20, às 14h e às 15h. Os interessados devem portar um telefone celular com acesso à internet e com 20 Mb de memória livres para instalação de um aplicativo necessário para a oficina. As inscrições são gratuitas pelo e-mail dragaoflorestaabundante@gmail.com. As vagas são limitadas a 15 pessoas.

Pipa de ouro – Também no dia 20 de janeiro, será entregue a cobiçada Pipa de Ouro, com valor estimado em R$ 200 mil, para o vencedor da performance Fábrica de Pipas, que proporcionou aos visitantes a vivência de um funcionário, batendo ponto e produzindo as peças. Christus Nóbrega havia desafiado o público e quem fizesse mil peças primeiro levaria para casa uma feita por ele, folheada a ouro.

Já quem produzisse 11 pipas, levaria uma para casa. No evento de lançamento do catálogo, o artista irá assinar e carimbar o souvenir. O carimbo utilizado foi feito na China por um mestre calígrafo, que utilizou pedra como matéria-prima.

Serviço: 

Lançamento do catálogo da exposição Dragão Floresta Abundante

Dia 20 de janeiro, das 16h às 18h
Local: CCBB Brasília - SCES Trecho 2 – Brasília/DF 

Tel: (61) 3108-7600

Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Entrada franca 

Oficina de Desenho com GPS
Data: 20 de janeiro de 2018
Turma 1: 14h 
Turma 2: 15h
Duração: 30 minutos
Local: Galeria 3 - CCBB Brasília

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Patent