Destaque Pepper Brasília
31/08/2017 Redação Fãs brasilienses fazem paródia musical de Harry Potter No ano em que se celebra 20 anos do lançamento do primeiro livro do bruxo mais famoso do mundo, artistas da capital encenam a comédia Um Reles Potter

Amor, transição para a vida adulta, preconceitos, relacionamentos, perdas e, em essencial, a batalha do bem contra o mal são temas que permeiam a série best-seller Harry Potter, uma aventura que conquistou gerações e, em 2017, completa 20 anos desde a publicação de sua primeira obra. Com uma linguagem fácil, porém densa, a autora britânica J. K. Rowling apresentou ao mundo Harry, um órfão que descobre ser um bruxo aos 11 anos e se vê na missão de ter que enfrentar Lord Voldemort, vilão que deseja destruí-lo e controlar o mundo dos bruxos e tornar-se imortal.  

A história ganhou o mundo com diversas adaptações. Agora é a vez da capital do país ser presenteada com uma montagem feita por artistas de Brasília.  Um grupo de atores, músicos e produtores da cidade vem ensaiando, desde abril, o musical Um Reles Potter, uma adaptação do texto A Very Potter Musical. Em setembro, os fãs do bruxinho vão poder conferir o espetáculo com coreografias, cenários móveis, banda ao vivo e muita cantoria e interpretação de um time de mais de 15 artistas que dará vida a saga. As apresentações acontecem na sexta-feira (1/9), às 21h, e no sábado (2/9) e domingo (3/9), às 20h, no Teatro dos Bancários (314/315 Sul).

O responsável empenhado em concretizar esta magia às luzes da ribalta é o brasiliense Ricardo Taveira (30). Fã de Harry Potter desde pequeno, ele, além de dirigir o musical, vai interpretar o protagonista. Jon Fonseca será o atrapalhado ruivo Rony Weasley, enquanto Sofia Coêlho dará vida à estudiosa Hermione Granger.  Já o vilão Lord Voldemort será vivido por Rômulo Mendes.

O musical foi realizado pelas pratas da casa que, mesmo sem patrocínio, acreditaram no projeto. Fãs também ajudaram a levantar a montagem por meio de uma campanha de financiamento coletivo. 

Bruxaria invade Brasília

Serão dois atos, dois momentos distintos que vão contar a história de Harry Potter, do início ao fim. Quem embarcar no trem para Hogwarts, a famosa escola de magia, vai poder conferir no musical a saga de Potter.

Com leveza, mas sem deixar o lado sombrio de lado, o diretor Ricardo Taveira tenta manter-se fiel à obra, destacando cenas importantes como a do cemitério, do retorno de Voldemort, além da luta entre o príncipe das trevas e Potter. “O cenário será modificado no decorrer da peça para dar a sensação que a plateia, de fato, está dentro do mundo de Potter. Temos lápides, cemitério e coreografias simbólicas. Um sapateado coletivo dará a sensação do trem que caminha para Hogwarts”, adianta o diretor.  No palco, 15 atores darão força à peça, que também será acompanhada por uma banda que tocará ao vivo 12 músicas de AJ Holmes & Darren Criss, todas arranjadas pelo diretor Ricardo Taveira. No primeiro ato, Back To Hogwarts, Different As Can Be, Harry, Different As Can Be Reprise, Gina, Cho Chang, Granger Danger e To Dance Again ganharão a  interpretação dos artistas. Já no segundo, as canções Missing you, Not Alone, Voldemort is Going Down e Finale encerrarão o espetáculo. 

Sonho concretizado

Ricardo Taveira é ator, diretor e cantor brasiliense. Ele acompanhou a história de Harry Potter ainda quando os livros eram lançados apenas em inglês. Desde 2015, tenta trazer o personagem para os palcos da cidade. Este ano, após audição seletiva interna, um grupo que envolve cerca de 20 artistas acreditou no projeto e o sonho, enfim, será concretizado. “Adaptei o musical. É uma honra montar esta obra e atuar como Harry Potter”, frisa, feliz.  

Sobre Harry Potter

Harry Potter é uma série formada por sete romances de fantasia da autora britânica J.K. Rowling. A saga narra as aventuras de um jovem chamado Harry Potter que, aos 11 anos de idade, descobre ser um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A trama foca na amizade de Harry com outros bruxos de sua idade, como Rony Weasley e Hermione Granger, além do diretor de Hogwarts, Dumbledore, que é considerado o maior dos magos. O conflito com o bruxo das trevas Lord Voldemort é um dos principais pilares da série. Nas telonas, os setes romances (Harry Potter e a Pedra FilosofalHarry Potter e a Câmara SecretaHarry Potter e o Prisioneiro de AzkabanHarry Potter e o Cálice de FogoHarry Potter e a Ordem da FênixHarry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte) foram sucesso de bilheteria.  

Serviço

Um Reles Potter

Dias 1 (sexta-feira), às 21h; dia 2 (sábado) e 3 (domingo), às 20h

Local: Teatro dos Bancários (314/315 Sul)

Informações: R$ 30 (meia-entrada). Também paga meia-entrada quem doar 1 kg de alimento não-perecível.

Informações:  tmproducoesbsb@gmail.com

Não recomendado para menores de 12 anos 

Ficha Técnica  

Direção Musical: Ricardo Taveira

Direção Cênica: Rômulo Mendes

Coreografias: Jon Fonseca e Renata Mamede

Produção: Raquel Fernandes

Iluminação: Lola Portela

Cenografia: Jon Fonseca e Rômulo Mendes

Designer gráfico: Jon Fonseca

Fotografia: Simone Mariano

Versões das músicas: Rafael Oliveira

Banda: Renato Taveira (bateria), Tiago Lucena (violão) e Cleudson Assis (piano)

Adaptação de roteiro: Ricardo Taveira e Julia Stark

Coaching vocal: Cesar Ribeiro

Elenco: Ricardo Taveira, Jon Fonseca, Sofia Coêlho, Sami Maia, Mayra Delduca, Cesar Ribeiro, Larissa Cintra, Diogo Fois, Renata Mamede, Rômulo Mendes, Thais Barros, Mateus de Medeiros, Fabio Gomes, Abigail Castilho e Jow Gusmão

Apoio: Tai Crossfit, Orbeat Filmes e Way to Hero

Agradecimentos: Clube do Livro - DF e Caixa Cênica

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS