Destaque Pepper Brasília
16/09/2017 Redação Festival de Brasília lança publicação e exposição fotográfica sobre seu cinquentenário e lança aplicativo

Na celebração de meio século de histórias do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o evento lança, além de seu catálogo da 50ª edição, publicação especial com o nome “Entre Olhares e Afetos – 50 Festivais de Brasília do Cinema Brasileiro”. Sob a organização da professora Rose May Carneiro, traz textos de Sérgio Bazi e Sérgio Moriconi, jornalistas e críticos de cinema, e trata-se de uma pesquisa fotográfica em acervos públicos do Governo de Brasília e do próprio festival, que acabou por gerar, também, uma exposição de fotografias, em cartaz no Museu Nacional desde o dia 13 de setembro. 

A publicação e a exposição, realizadas em parceria com a Universidade de Brasília, trazem fotos de atores, atrizes, cineastas e personalidades do cinema brasileiro em diversos momentos da trajetória do histórico Festival, dos bastidores às premiações com o Troféu Candango. A exposição “Entre Olhares e Afetos” ficará aberta até 1º de outubro no Museu Nacional. Já a publicação será distribuída para convidados e equipes concorrentes da 50ª edição.  

App concentrará votação popular, programação completa e roteiros turísticos 

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro completa 50 anos aliando inovação à tradição. Experimentando novas plataformas em sua edição histórica, o Festival lança aplicativo de celular para votação, garantindo que o público atue mais ativamente na escolha do filme vencedor da categoria Júri Popular nas mostras competitivas. O app, inédito, também facilitará o acesso à programação e oferecerá roteiros turísticos para quem visita a capital. 

Ao baixar o app e fazer o login – que será via cadastro ou vinculado a uma conta Google ou Facebook, o usuário terá acesso à programação dos 10 dias de evento, que acontece de 15 a 24 de setembro. Com direção artística assinada pelo cineasta, crítico e programador de festivais Eduardo Valente, a programação conta com 144 obras apresentadas nas mostras competitivas e retrospectivas, além de mais de 30 atividades formativas. 

Será por meio do aplicativo que o público irá escolher o melhor filme de longa-metragem para receber o Prêmio Petrobras de Cinema, que consiste em R$ 200 mil para o vencedor da Mostra Competitiva e R$ 100 mil para a Mostra Brasília, valores serão revertidos em contrato de distribuição. Já o ganhador da categoria de curtas recebe prêmios técnicos, fornecidos por parceiros do Festival. 

Como votar

A votação só poderá ser feita no dia de cada sessão competitiva. Para votar, o usuário deve ter em mãos o ingresso que dá acesso ao cinema. Depois de efetuar o login, basta inserir o código que aparece no ingresso e dar notas para os filmes apresentados naquela noite. 

A nota, que pode variar de uma a cinco estrelas, precisa ser dada em até quatro horas a partir do horário de início da sessão, num raio de 400 metros do local de exibição. O Cine Brasília e as sedes de Taguatinga, Gama, Ceilândia e Sobradinho terão promotoras com tablets habilitados para a votação nesses pontos, seguindo as mesmas regras do app. Assim, quem não tiver acesso à internet ou ao aplicativo também pode participar. 

Roteiro turístico

Em parceria com o Experimente Brasília, laboratório criativo dedicado a moradores e turistas para a divulgação do potencial turístico da Capital, o aplicativo do Festival de Brasília vai oferecer, a preços especiais, duas experiências turísticas personalizadas. A primeira é a vivência “Experimente o estilo de vida autêntico dos brasilienses”, que mostra o estilo de quem vive em Brasília, uma cidade com asas e vista farta para o céu, onde se vive em blocos e desfrutam uma liberdade estética e utópica. 

A segunda tem o nome “Ampla, plana e cheia de ciclovias, Brasília é perfeita para o pedal. Vem com a gente, você vai amar!”, e apresenta a Capital aos interessados em um passeio de bicicleta. Quem se propor ao passeio, vai descobrir os segredos da arquitetura modernista brasileira nos lugares mais icônicos da cidade.

Serviço

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – 50ª edição

Quando: 15 a 24 de setembro de 2017

Programação completa: http://www.festivaldebrasilia.com.br/

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS