Destaque Mundo
16/06/2017 Redação FESTIVAL INTERNACIONAL DE FULLDOME DE BRASÍLIA Evento traz pela primeira vez a Brasília festival com filmes para serem exibidos em telas semiesféricas e ambientes imersivos
Redação

No período de 1º a 5 de novembro, o Planetário de Brasília vai acolher o inédito IMMERSPHERE, o 1º Festival Internacional de Fulldome de Brasília, que vai proporcionar ao público de todas as idades a experiência de assistir a produções realizadas com tecnologia Fulldome, com os filmes projetados em telas semiesféricas. No momento, o evento está abrindo inscrições para realizadores de várias partes do Brasil e do mundo submeterem seus filmes à apreciação da curadoria e da coordenação do festival. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto, através do site http://immersphere.com.br, onde também estão informações sobre toda a programação. A curadoria do festival é assinada pela professora e artista computacional Suzete Venturelli, pela artista e produtora cultural Marília Pasculli e pelo educador e artista multimídia Ricardo Dal Farra. 

Também já estão abertas inscrições para realizadores que queiram apresentar suas pesquisas no campo da exibição em fulldome, num simpósio promovido pelo Festival, e também para aqueles que desejam propor workshops com conteúdos da área audiovisual e fulldome. Para palestras com apresentações de projetos/pesquisas e wokshops, as inscrições se encerram no dia 10 de julho. 

O FESTIVAL 

IMMERSPHERE - 1º Festival Internacional de Fulldome de Brasília quer atuar a partir de três eixos básicos: arte (exibição de filmes para fulldome e exposição de obras interativas), ciência (seminários que buscam discutir, sob um ponto de vista técnico, científico e acadêmico, o contexto da produção audiovisual imersiva) e educação (oficinas de capacitação e simpósios para produção de conteúdo audiovisual para fulldome). A intenção do simpósio e das duas oficinas é fomentar a discussão sobre o conteúdo audiovisual imersivo para fulldome, tanto do ponto de vista técnico (oficinas) quanto teórico (simpósio). 

O festival tem o apoio fundamental do Planetário de Brasília para sua realização. Através de um corpo curatorial, reconhecido internacionalmente nos meios artístico e acadêmico, o projeto selecionará produções audiovisuais imersivas, próprios para exibição em planetários ou telas semiesféricas. As obras poderão ser enviadas por quaisquer artistas, produtores e realizadores sem restrição geográfica, dando caráter internacional ao evento. 

Os inscritos concorrerão a vários prêmios: Melhor Filme (o único com premiação em dinheiro, R$ 6.000,00), Prêmio do Público (júri popular), Prêmio Planetário (indicado pelo diretor do Planetário), Melhor Filme Experimental, Melhor Narrativa e Melhor Experiência Sonora. 

IMMERSPHERE ainda vai contar com exposição de arte e tecnologia, culminando com a publicação de um catálogo contendo resumo das obras e artigos científicos selecionados. 

Os selecionados serão anunciados no dia 1º de setembro! 

Embora o Festival ocorra entre 1º e 5 de novembro, os filmes e a exposição de arte e tecnologia poderão ser vistos na programação do Planetário de Brasília até o dia 30 de novembro. 

IMMERSPHERE – 1ª Festival Internacional de Fulldome de Brasília

Data: de 1º a 5 de novembro

Local: Planetário de Brasília

Exibições: até 30 de novembro, dentro da programação do Planetário

Inscrições e informações: http://immersphere.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS