Destaque Pepper Brasília
07/05/2019 FILME REALIZADO POR ÍNDIOS É PREMIADO NA MOSTRA DO FILME LIVRE 2019 EM BRASÍLIA #BIMI SHU YKAYA, de Yube Hunikuin, Isaka Hunikuin e Gilson Huni Kuin será exibido no domingo, 12, no cinema do CCBB Brasília com a presença de um dos diretores # Filme aborda trajetória da primeira mulher indígena Huni Kuin a organizar sua própria aldeia, atividade até então exclusiva dos homens

"Bimi Shu Ykaya", realizado por Yube Hunikuin, Isaka Hunikuin e Gilson Huni Kuin –  índios da etnia Huni Kuin –, foi escolhido como melhor filme pelo júri de Brasília da Mostra do Filme Livre, na categoria Territórios. O prêmio diz respeito às produções que tratam sobre questões relativas ao uso da terra, urbanidades e migrações.

O filme será exibido no domingo, 12, no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília, às 18h30, durante o encerramento da Mostra do Filme Livre. Ao final da sessão haverá um debate com a presença de Isaka Huni Kuin, um dos diretores; Christian Caselli, curador, e a jurada Liz Sandoval. A entrada é franca.

O documentário dá voz à primeira mulher indígena Huni Kuin a organizar sua própria aldeia, uma atividade até então exclusiva dos homens. Em sua trajetória de vida, por sua personalidade forte e determinada, enfrentou uma série de dificuldades. Sobretudo devido a questões hierárquicas e tradicionais do povo Huni Kuin, uma sociedade essencialmente patriarcal, resultando na saída de sua terra indígena de origem, culminando na organização de uma nova aldeia, na qual desenvolve vários papéis, dentre eles, pajé de cura, detentora de saberes ancestrais do povo Huni Kuin.

"Bimi Shu Ykaya" evidencia o potencial democrático do cinema que, com o suporte do projeto Vídeo Nas Aldeias (de Vincent Carelli), tem colocado a ferramenta audiovisual e sua capacidade de registro, ao alcance dos povos indígenas.

O júri da Mostra do Filme Livre em Brasília foi formado por Liz Sandoval, Tadeu Brito e Juliana Melo, membros do Coletivo Cinema Urbana. A sessão inclui também o curta-metragem Thinya, de Lia Letícia, premiado na Mostra do Filme Livre de São Paulo.

Classificação Indicativa: 14 anos

Serviço:

Sessão de Encerramento da 18ª Mostra do Filme Livre Brasília

Data:  12/05, domingo, às 18h30

Entrada gratuita com ingressos distribuídos na bilheteria a partir de uma hora antes de cada sessão.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF 
Tel: (61) 3108-7600

Funcionamento: Aberto de terça à domingo, das 9h às 21h

Programação: http://mostradofilmelivre.com/19/

Confira a classificação indicativa da sessão

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
Baladas Pepper | Pepper | Editoria Baladas Pepper