Destaque Atuais
02/01/2020 g1 Filmes e vinhos: uma deliciosa combinação Confira uma lista especial de sete filmes para você que ama vinho e cinema.
g1
g1

Para os amantes de bons rótulos e de cinema, separamos alguns títulos em que o vinho é protagonista ou as vinícolas são os cenários principais. Sirva-se de uma deliciosa taça e apaixone-se por esse universo.

Levando o nome de uma das mais importantes degustações do século XX, o filme conta a história de como a indústria do vinho na Califórnia ganhou respeito mundial. A narrativa se passa em 1976, quando um vinho californiano atrai a atenção do mundo ao ser o primeiro colocado na degustação às cegas chamada “Julgamento de Paris”, tirando o pódio de famosos vinhos franceses.

Harmonização: com o californiano La Crema Sonoma Coast Pinot Noir

 
O Julgamento de Paris  — Foto: Porto a Porto

O Julgamento de Paris — Foto: Porto a Porto

O documentário é o segundo da série e aborda, de modo dinâmico, a realidade dos viticultores em várias regiões. O roteiro explica o que é ser sommelier, passa brevemente pela história dos vinhos, conta como funciona a rotina dos produtores e traz diversos profissionais de renome debatendo o cenário mundial vinícola.

Harmonização: o espanhol Nuestro Crianza 15 meses DO Ribera del Duero

 
Somm – Dentro da garrafa  — Foto: Porto a Porto

Somm – Dentro da garrafa — Foto: Porto a Porto

Uma mistura de comédia, drama e romance, esse filme conta a história de um bem-sucedido investidor da bolsa de valores, Max Skinner, que recebe a notícia de falecimento de seu tio Henry. Como único herdeiro, e com a intenção de vender a propriedade deixada em seu nome, ele decide fazer uma rápida viagem ao local que foi palco de suas aventuras na infância. No entanto, ao chegar na calma e bela Provence, na França, se depara com muitas memórias e percebe que não será tão fácil se desapegar. Filme de fotografia maravilhosa.

 

Harmonização: o francês da Provence Jas des Vignes

 
Um Bom Ano  — Foto: Porto a Porto

Um Bom Ano — Foto: Porto a Porto

Documentário que conta a história do falsificador de vinhos Rudy Kurniawan, um expert no assunto que leiloa vinhos raros a milhões de dólares. Rudy aplicou o golpe durante anos, até que foi descoberto pelo produtor francês Laurent Ponsot, que percebeu que o fraudador oferecia um vinho de uma safra que não existia. O documentário entrevista diversos produtores e banqueiros que tiveram, de alguma forma, envolvimento no caso.

Harmonização: o francês Château Labat

 
Sour Grapes  — Foto: Porto a Porto

Sour Grapes — Foto: Porto a Porto

 

Adaptado do livro de Frances Mayes, baseado em fatos reais, a história começa com o divórcio de uma escritora, interpretada por Diane Lane. Depressiva e sem conseguir escrever, devido à um bloqueio criativo, ela ganha de sua amiga um pacote de férias na Itália, para que possa se recuperar dos recentes acontecimentos. Ao chegar ao país, atualmente o maior produtor mundial de vinhos, fica encantada com as paisagens, muda-se para a Toscana e vê sua vida se transformar ao redor de Chiantis e Brunellos.

Harmonização: com o italiano Corbelli Chianti DOCG

 
Sob o céu de Toscana  — Foto: Porto a Porto

Sob o céu de Toscana — Foto: Porto a Porto

 

O terceiro documentário da lista foi gravado entre 2009 e 2011 durante os lançamentos de vinhos de Bordeaux, a região vinícola icônica da França. Os preços de uma garrafa oscilam muito na região devido as condições climáticas de cada safra, mas já há alguns anos os valores dispararam com a entrada em massa de compradores chineses. A produção é narrada pelo ator Russel Crowe.

Harmonização: com o francês de Bordeaux Château Reynon tinto

 
Red Obsession  — Foto: Porto a Porto

Red Obsession — Foto: Porto a Porto

Lançado em 2004, o filme conta a história de dois amigos que saem em uma viagem pelos vinhedos da Califórnia para degustar vinhos. Durante o passeio, os dois personagens se questionam sobre onde está a felicidade. Dirigido por Alexander Payne, é uma mistura de comédia, romance e drama, em meio a um cenário maravilhoso de vinhedos norte-americanos.

 

Harmonização: com o californiano Leaping Horse Cabernet Sauvignon

 
Sideways — Foto: Porto a Porto

Sideways — Foto: Porto a Porto

DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
                  
AR YAPUANA | AR YAPUANA | Fármacia de Manipulação Gislaine | Pizza Á Bessa |